Nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022, Ceres recebeu a visita dos organizadores do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, realizado na Cidade de Goiás desde 1999, ligados a SECULT – GO (Secretaria de Cultura do Estado de Goiás). A visita se deu em especial para a Fundação Cultural Henrique Gabriel dos Santos, mantida pelo Instituto Ubuntu e também ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Ceres, sediado no Centro Cultural, tendo contado ainda com a participação da diretoria executiva do Cineclube Zion.
Durante a visita, a equipe do OAgregador gravou entrevistas com André Luiz de Almeida, que faz parte da equipe de coordenação e organização do Cine Goiás Itinerante, e também com Eudaldo Guimarães, da equipe de organização do Cine Cultura Itinerante.
Na conversa, Eudaldo e André contam um pouco de suas trajetórias no cinema e em ações do cineclubismo nacional, e ainda conta um pouco sobre o evento que acontecerá na cidade de Ceres em setembro.
Um evento teste foi realizado nos dias referidos, unindo as equipes envolvidas, bem como adequação de materiais e métodos de divulgação com bastante sucesso, abrindo caminho para a realização do Festival Internacional de Cinema Social, o FICS, no segundo semestre, mais especificamente em setembro, corroborando com as festividades anuais do aniversário da cidade, como sugerido pelo chefe do Departamento de Cultura do município de Ceres, Mosair Jacob.
O Instituto Ubuntu que já tem carreira sólida na defesa dos movimentos sociais e culturais na cidade de Ceres e região, amplia seus horizontes a partir do estabelecimento da Fundação Cultural, presidida por Thatilla Vanessa (Ninfa Azul) e Lia Muniz e avança ainda mais, com o acesso á produções de audiovisual para as populações periféricas, que ficam a margem da oferta da cultura, graças as ações do Cineclube Zion, coordenado por Raísa Ferreira, visando a democratização do consumo da cultura.