O Guanabara City Futebol Clube é o atual vice campeão do Goianão Sub-20 e foi considerado pela grande mídia futebolística como o time sensação da Copa São Paulo de Futebol Junior, conhecida como Copinha, em sua estreia no campeonato, sendo o único time goiano desde segunda fase, o único representante do Centro Oeste, que passou para as oitavas e caiu nas quartas de final, conquistando projeção nacional.
Acompanhe o futebol aqui em nossa coluna
O clube começou como um projeto social idealizado no bairro Jardim Guanabara, em Goiânia, capital de Goiás, iniciado em 1999 com o objetivo de utilizar o futebol como ferramenta de formação e transformação, oferecendo atividades esportivas e desenvolvimento pessoal para crianças e adolescentes da comunidade e hoje já disputa o principal campeonato profissional do Estado, na terceira divisão, com boa campanha no ano passado e agora, recentemente fez sua primeira venda de jogador para o estrangeiro.
Leia agora: “O futebol de várzea acabou”, diz dirigente que desistiu de time na quebrada
Já na fase de grupos o time goianiense terminou em primeiro lugar superando o Vasco da Gama (RJ) em um vitória por 3 a 1. Na segunda fase venceu o tradicional time paraense Tuna Luso em vitória simples. Na terceira fase enfrentou o Botafogo (SP), equipe da primeira divisão paulista, levando a melhor nos pênaltis. Repetiu o mesmo feito na fase seguinte, 0 a 0 no tempo normal e 4 a 3 nas penalidades contra o Atlético do Piauí.
Leia agora: A força e a representatividade do futebol carioca
Nas quartas encarou de frente o Cruzeiro (MG) e perdeu por 3 a 0, para aquele que se tornaria o campeão desta edição de 2026 da Copinha, contra um São Paulo (SP) devastado pela corrupção. Os atletas do time mineiro, os mesmos que foram os carrascos do time goiano, foram incorporados ao elenco principal da Raposa e já se encontram a disposição para a disputa do Mineirão.
Leia agora: Gabigol levanta dúvidas enquanto Flamengo é certeza e certeiro
Kássio Kran é psicólogo, conselheiro do CRP/GO, palestrante e terapeuta,
fundador do Instituto Ubuntu e da Fundação Henrique Gabriel dos Santos.
Atualmente é CEO do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística
Mais lidas
