Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

30 anos do último show da Legião Urbana

Há 30 anos, no dia 14 de janeiro de 1995, a banda Legião Urbana fazia seu último show e se despedia dos palcos
Publicado em 14 de janeiro de 2025
por Kássio Kran

Os músicos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, fundadores da Legião Urbana, convidaram o ator André Frateschi para ser o vocalista de uma nova formação da lendária banda brasiliense em um novo projeto do grupo iniciado em 2023 e finalizado em 2024 em uma turnê batizada de As V Estações, um verdadeiro espetáculo musical que reuniu sucessos principalmente dos álbuns As Quatro Estações e V apresentada em 26 datas por todo o Brasil.

Leia agora: Uma nova Legião celebrou as V Estações em 2024

Durante este trabalho em algumas ocasiões, Dado abriu o coração e revelou que o principal líder da banda não gostava de fazer shows, enquanto ele e Marcelo amavam o palco:

O Renato não gostava muito de fazer shows, mas se estivesse por aqui, ficaria muito orgulhoso em assistir ao espetáculo que montamos, que traduz a Legião Urbana e tudo o que somos e fizemos ao longo desses 40 anos.”

Esta foi a terceira vez que eles caíram na estrada e se apresentaram desde a última apresentação da banda, tendo Renato morrido no ano seguinte, com retorno dos remanescentes apenas em 2015, 20 anos após o show de despedida em 14 de janeiro de 1995 na cidade de Santos, litoral paulista, numa casa noturna chamada Reggae Night.

Leia agora: O único show da banda Scalene em 2024

O evento foi memorável com lotação máxima da casa e muita gente do lado de fora em busca de ingressos. Cerca de 1000 pessoas assistiram e cantaram de forma inflamada o tempo todo, sem saber que a banda tinha seu próprio tempo e que aquela seria a última vez que seriam vistos cantando juntos.

As portas da danceteria foram abertas as 22h e o show começou a meia noite e meia, com duração de quase 2h, num total de 23 músicas entregues aos fãs santistas que cantavam em coro como que combinado, a canção Será, enquanto Renato era anunciado e surgia no palco. Nessa febre de emoção tudo seguia bem, até que em O Teatro de Vampiros, uma latinha de cerveja é arremessada e atinge me cheio a cabeça do cantor que muito nervoso, esbravejou:

“Parou, acende as luzes. Latinha de cerveja tá mal, entendeu? Eu não preciso estar aqui, falou? Quem tacou isso aqui enfia no cu. E não vai mais ter O Teatro dos Vampiros. Odeio quando isso acontece, acho a maior babaquice e falta de respeito. Cortou o barato legal”

Renato se deita no palco, pede que apaguem as luzes e fica em silêncio por minutos enquanto sua banda toca Faroeste Caboclo, mas ele muda e toca Metal Contra as Nuvens. Demora, mas o astro punk se levanta e volta a cantar e ainda mandou bem em suas versões de Lithium do Nirvana e Satisfaction dos Rolling Stones, mas esqueceu parte da letra de Os Anjos de sua própria autoria. Encerrou com Índios, impecável e visceral. Saiu sem bis e ali o Brasil ficava órfão. No apagar das luzes o fim de um fenômeno não apenas musical, mas cultural, mas com um legado que atravessa gerações e segue tocando em rádios, aplicativos de streaming e corações.

Leia agora: Capital Inicial repete feito em 2024 e anuncia show épico em 2025

Esta é a Coluna No Tempo
que trata de assuntos históricos marcantes


Kássio Kran é psicólogo, palestrante e terapeuta,
fundador do Instituto Ubuntu e da Fundação Henrique Gabriel dos Santos
Atualmente é CEO do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística e assessor de cultura em Ceres

Mais lidas

1 Festival Música Urbana é anunciado novamente para 2025
2 Uma nova Legião celebrou as V Estações em 2024
3 O único show da banda Scalene em 2024
4 Abrakbça: O espetáculo infantil de Renan Inquérito
5 Morre Chacall, um dos principais nomes do Rap de Brasília

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Rafaela Prado
Redação: Kássio Kran
Contribuição: Lia Muniz

Fotos publicadas respeitam a Lei de Diretos de Imagem/Autoria
Créditos: Juicy Santos

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Ao menos 20 doses da Coronavac foram desviadas para parentes e amigos de médicos na cidade. Prefeitura disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.
Bruno era um cara à frente do nosso tempo e excelente profissional que ajudou milhares de profissionais sendo a voz da mudança na Psicologia
Para pré candidatos que não gostam de cultura, pelo bem da juventude, pare de rivalizar Cultura com asfalto, pois não são ações conflitantes e podem haver cultura e asfalto, o que não pode ocorrer é desvio de finalidade

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: