OAgregador
TV
Conteúdo original

Wilker Leão, conheça o influenciador que desafiou Bolsonaro

Conheça o influenciador que popularizou o termo "Tchutchuca do Centrão".
Publicado em 15 de setembro de 2022
por Kássio Kran, Luiz Fernando

A equipe do OA esteve em Brasília no último dia 07 de Setembro para conversar com Wilker Leão, o influenciador que se tornou popular nas últimas semanas após polêmica em que chamou o Presidente Jair Bolsonaro (PL) de “Tchutchuca do Centrão”.

Tivemos a oportunidade de acompanhar Wilker durante as manifestações pró-bolsonaro que aconteciam em simultâneo as comemorações do Bicentenário da Independência na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O youtuber participou do evento enquanto fazia uma live em seu canal no YouTube, onde questionava os manifestantes a favor do atual presidente, a respeito de vários escândalos ocorridos durante seus quase 4 anos de gestão. A live que teve mais de 7 horas de duração, ultrapassou mais de 100.000 visualizações até o encerramento desta matéria.

Este tipo de conteúdo não é novidade no canal do youtuber. Há mais de 60 dias, o influenciador marca presença no cercadinho do Palácio da Alvorada, onde realiza o mesmo tipo de ação, questionando os apoiadores do presidente que ficam aguardando a saída de Bolsonaro para os compromissos diários. E foi justamente no Alvorada onde ocorreu o fato que popularizou o canal do youtuber e o famoso termo “Tchutchuca do Centrão”.

Ainda durante a live, nossa produção conversou com Wilker em entrevista exclusiva, onde foram abordados assuntos sobre quem de fato é Wilker Leão e a estratégia usada para lidar com o fanatismo político nos dias atuais.

“[…] entrei na mente do presidente da república… fraco, fraco… o cara entra no carro e fica 5 segundos refletindo lá… deve que ardeu tudo nele […]”

Wilker Leão

Wilker Leão

Nascido em Redenção no estado do Pará, foi morar em Brasília – DF, aos 9 anos de idade, onde criou raízes profundas. Wilker se identifica com a cidade e hoje, com 28 anos é cristão, casado e advogado, mas seu principal trabalho é na internet, onde ocupa a função de youtuber ou de digital influencer.

Serviu o Exército Brasileiro por 8 anos, tendo saído, em fevereiro de 2022. Wilker se considera um armamentista e pró-militarismo. Com espírito ativista, sempre teve como bandeira a defesa dos direitos dos militares, assunto esse que levou-o a tentar falar do assunto com o presidente.

Não foi a primeira vez que Wilker se envolveu em polêmica com Jair Bolsonaro. Há uns meses atrás, o youtuber esteve no cercadinho do Alvorada e na oportunidade indagou o presidente da República, sobre melhorias para soldados do Exército Brasileiro e isso gerou incômodo no chefe da Nação, que anunciou o término da entrevista e ameaçou parar de conversar com apoiadores naquele recinto.

Wilker, foi hostilizado pelos bolsonaristas e retirado por seguranças. Dali em diante, iniciou sua primeira série de vídeos, em que questiona apoiadores do presidente sobre assuntos da política nacional e situações que atingem diretamente Jair Bolsonaro, como seu envolvimento com o centrão, o orçamento secreto, os sigilos de 100 anos, os imóveis adquiridos com dinheiro vivo, a limitação da lei de delação premiada e o escândalo do MEC envolvendo o pastor presbiteriano Milton Ribeiro, que teve a citação do prefeito de Ceres, senhor Edmário de Castro Barbosa, em grandes mídias nacionais.

Leia agora: Edmário, destaque nacional

Leão, hoje é filiado ao União Brasil. Diversos partidos e grupos políticos, procuram-no, mas ele segue “criando demandas de mudança” e “despertando consciência política”, como ele mesmo diz. Possui pretensões políticas, mas se vê como um cidadão comum, cujo intuito é estabelecer diálogo por um Brasil melhor.

Tchutchuca do Centrão

No dia 18 de Agosto, enquanto gravava no cercadinho do Palácio da Alvorada, ao questionar o presidente sobre limitação imposta na lei de delação premiada, Wilker foi puxado por um dos apoiadores de Bolsonaro e chegou até a ser derrubado. (veja o momento no vídeo abaixo)

Logo após o episódio, o youtuber começou a questionar Bolsonaro a respeito da violência ali sofrida pelos apoiadores. Neste momento, ele foi cercado por seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que cuidam da segurança do presidente que tentou retirá-lo do local.

Indignado com a violência sofrida e pelo silêncio de Bolsonaro, após diversos outros questionamentos, Wilker soltou o termo que ficou popular no mundo inteiro, que inclusive foi destaque internacional publicado no The New York Times.

Após chamar o presidente de “Tchutchuca do Centrão”, Bolsonaro entra no carro oficial por cerca 15 segundos e em seguida volta chamando o youtuber para conversar. Neste momento se deu a cena que viralizou na internet, onde o presidente tenta arrancar a força o celular da mão de Wilker, logo antes dos funcionários do GSI o abordarem, novamente jogando-o ao chão.

Momento em que Wilker questiona o Presidente Jair Bolsonaro sobre a limitação da delação premiada. (Reprodução/YouTube/Wilker Leão)

Apesar de ter sido procurado por diversos canais de mídia e jornais de nível nacional, Wilker Leão concedeu entrevista apenas ao OAgregador. Esta exclusividade prova a representatividade e a imparcialidade do nosso trabalho. Daqui em diante, o youtuber passa a ser um dos nossos colaboradores, na produção de textos e vídeos, como um correspondente em Brasília.

Ficha Técnica

Texto: Kássio Kran, Luiz Fernando
Imagens/Edição: Luiz Fernando
Entrevistado: Wilker Leão

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro e anti-robôs para evitar ataques em massa.

A extensão do congestionamento ocasionado por esse ato foi de pouco mais de 8km em ambos os sentidos da via.
Doula é a profissional que dá apoio físico e emocional para gestante em todo seu processo de gestação, parto e pós-parto.
Parceiro de Hungria e Dan Lellis tinha mais de 20 anos de carreira

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: