No último dia 25 de fevereiro em pleno domingo, agentes culturais, ativistas e representantes de movimentos sociais se encontraram na capital goiana em um momento único e estimulante para o desenvolvimento de ações conjuntas nas três áreas, que normalmente são pouco fomentadas pelo poder público: cultura, meio ambiente e regularização fundiária.
Com direito a palestras, mesas redondas, oficinas e debates, o encontro teve como um de seus objetivos facilitar o diálogo e interligação dos municípios goianos, para que se possam construir uma rede com o intuito de enfrentar os desafios diários em relação aos descasos enfrentados quando se fala de investimentos nas áreas citadas.
Contando com representantes das cidades de: Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Ceres, Faina, Goiânia, Palmeiras de Goiás, Senador Canedo, Trindade, entre outras, o movimento gerou ações de tomada de consciência de direitos da população, que não são tão conhecidos, como por exemplo o Estatuto da Cidade que traz benefícios para a urbanização de forma segura e democrática.
Grande parte dos momentos desenvolvidos foram conduzidos por Lauri Bernardes, representante e multiplicador da filosofia de Leonel Brizola, diretamente do Rio Grande do Sul. Ele é o presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, ligado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista). Outros que conduziram momentos no evento foram o renomado arquiteto José Xaides, o músico e ativista Aluísio Arruda conhecido como Black e o poeta Enio Brito de Sá.
Encerrando com uma ação positiva foi anunciado ao final do evento que o requerimento de autoria do deputado estadual Dr. George Morais, já está aprovado, sugerindo a regularização fundiária das regiões da Vila Bandeirantes e Vila Romana, na capital, além da criação de um projeto de um festival anual de música, teatro, poesia, redação, artes plásticas com foco na temática sócio ambiental, que pode ser replicado em todas as cidades que manifestarem interesse.
Outro encaminhamento gerado nesse evento foi o estabelecimento da criação da diretoria estadual do Movimento Cultural Darcy Ribeiro composta por 12 integrantes, sendo Raísa Ferreira e Thátilla Vanessa representantes de Ceres e do Vale do São Patrício. Empossada, a nova diretoria cuidará da execução dos referidos projetos e de outros que surgirão de acordo com a demanda de cada localidade.
Leia agora: Cultura em Ceres: Uma peça política em cartaz
Raísa Ferreira é enfermeira, doula, terapeuta holística,
artista e presidente da Fundação Henrique Gabriel dos Santos.