Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

Pedágio entre Aruanã (GO) e Cocalinho (MT) diverge opiniões

Há um equivoco por parte de muitos usuários que utilizam a rodovia na divisa entre MT e GO, pois não se trata de um pedágio sobre a estrada
Publicado em 28 de junho de 2025
por Joaquim Alcides

O Rio Araguaia é o destino de muitos durante a temporada de férias que frequentam as cidades a beira d’água sempre na divisa entre estados, algumas delas sem muita estrutura inclusive, como é o caso de Cocalinho, no Mato Grosso que faz divisa com o município de Aruanã em Goiás que ficam a cerca de 100km de distância uma da outra. A mesma distância que percorre também quem sai de Nova Crixás (GO).

Leia agora: Colônia de Férias do CESP

Em todo caso os viajantes pegam a GO-454 e nela há 12km de estrada de terra, que além de perigosa, com elevado índice de acidentes fica quase intransitável durante o período chuvoso, com registros de caminhoneiros de até 3 horas de viagem nesse trecho tão curto e de outros que sequer conseguem vencer esse desafio.

Leia agora: Riscos na GO-154 entre Carmo e Uruana (atualização)

E ao encerrar o trecho se deparam com uma praça de pedágio que cobra em média 10 reais por veículo que passa na ida e na volta e considerando o elevado fluxo de veículos que por ali trafegam, chegando a 900 em único dia, levanta o seguinte questionamento: para onde vai o dinheiro da tarifa, se não há nenhuma melhoria na estrada?

Leia agora: Cidade de Cristalina (GO), não terá pedágio mais

Acontece que há um equivoco por parte de muitos usuários que utilizam a rodovia na divisa entre MT e GO sobre a cobrança desse “pedágio”, uma vez que ele é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), para a construção da monumental ponte que une os dois estados do Centro Oeste e teve custo total de R$ 54 milhões, dos quais 60% foram recursos do Governo de Goiás e 40% do Consórcio Caminhos do Sol, que é quem recebe os valores.

Ou seja, é meio que uma taxa de entrada/saída e não um pedágio. É uma tarifa pelo uso da ponte. Tarifa esta que foi reduzida pela metade considerando que a travessia era feita por balsa, ao custo de 20 reais por veículo e com tempo médio de 1 hora. Com a ponte, o tempo de travessia passou a ser de 1 minuto com autonomia e um preço médio de 10 reais. Portanto a cobrança de pedágio é pela travessia da ponte, e não pela utilização das estradas.

Localizada a 404 km de Goiânia e a 960km de Cuiabá, a tal Ponte do Cocalinho tem 577 metros de comprimento com vão livre de 130 metros e foi inaugurada ainda no governo de Marconi Perillo. A rota encurta em até 480 quilômetros a viagem para quem vai ou vem do Tocantins, beneficiando mais de 200 mil habitantes de 36 municípios dos estados do Norte e do Centro Oeste principalmente escoando uma produção de grãos de mais de 7 milhões de toneladas.

Leia outros textos deste mesmo autor


Joaquim Alcides é um filho de Ceres, seus pais foram pioneiros,
atualmente reside no estado do Mato Grosso,
é professor e Doutor em Sociologia e colaborador deste portal

Mais lidas

1 A inteligência artificial vai acabar com o emprego?
2 Previsão sobre o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
3 Como a IA vai criar novos empregos
4 10 profissões que foram criadas nos últimos 10 anos relacionadas a tecnologia
5 Raul Seixas e Silvio Santos brigaram no camarim

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Greg
Redação: Kássio Kran

Imagem em destaque respeita o Direito de Imagem/Autoria
Créditos: OAgregador

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Após visita do ministro da educação na cidade, prefeito vira notícia no O Globo, O Popular, Jornal Daqui, Carta Capital e Revista Isto É.
Edmário se notabilizou na política desde a primeira disputa, é estrategista e um ótimo corredor na reta final
Mosair Jacob é cotado para assumir uma cadeira na Câmara de Ceres. Pelo trabalho que já tem prestado é uma esperança de mudança e melhorias

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: