Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

Brincar simbólico e concreto: Diferentes manejos

“A brincadeira é o trabalho da infância” Jean Piaget
Publicado em 11 de junho de 2024
por Lara Muniz

Quando se ouve sobre ludicidade logo se pensa em brincadeiras e tempo livre, entretanto a ludicidade vai muito além de um mero momento de descontração, o brincar é um importante aliado para o desenvolvimento infantil.

Leia agora: Ceres recebe especialista Lara Muniz em palestra sobre desenvolvimento através do brincar

O lúdico possibilita à criança, a aprendizagem de forma prazerosa, facilita também o vínculo terapêutico, fundamental para que qualquer processo tenha êxito. A imaginação surge no mundo da criança, portanto, da ação que a mesma deseja realizar, de acordo com a sua realidade e sendo a sua realidade um eterno brincar, será dessa forma que ganharemos o coração dessa criança possibilitando assim o sucesso do processo.

O brincar é a forma de linguagem da criança, é através de representações que a criança compreende o mundo real, daí tal importância de usar atividades que fazem sentido na vida da criança.

Leia agora: A influência do Hip Hop na Educação: Cultivando o Movimento de Si Mesmo

Crianças com autismo apresentam dificuldades no brincar, o que nos leva a questionamentos sobre a natureza da sua brincadeira simbólica, se todo faz-de-conta necessariamente inclui teoria da mente e porque um fenômeno considerado universal surge de modo tão atípico no autismo? Essas crianças têm dificuldades no brincar simbólico, pela limitação das interações sociais, do repertório verbal, de interesses, do excesso de estereotipias, então em uma avaliação de personalidade em crianças autistas durante um momento de brincar livre, deve se levar em consideração, emissão de vocalização, movimentos, gritos, risos, tudo isso faz parte do repertório do brincar simbólico de uma autista.

Mesmo com tantas limitações, o brincar continua sendo de extrema importância na vida de crianças neurodivergentes (e neurotípicas), é claro fazendo as devidas adequações de manejo, tanto no momento de apresentação dessas atividades, quanto no decorrer da produção do saber das novas habilidades propostas.

Clique para adquirir produtos, Busy Bags e recursos pedagógicos de Lara Muniz


Lara Muniz é da cidade de Itapuranga
neuropedagoga, professora, mãe, palestrante e empreendedora na área de Busy Bags

Ficha Técnica

Editora Chefe: Rafaela Prado
Supervisão: Lia Muniz
Redação: Kássio Kran

Imagens em destaque publicada com respeito ao Direito de Imagem

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

A extensão do congestionamento ocasionado por esse ato foi de pouco mais de 8km em ambos os sentidos da via.
Populares se queixaram de um princípio de confusão entre torcedores do Vila e do Goiás na Avenida Brasil próximo a rodoviária.
A prática do justiçamento vem se tornando comum principalmente em graves situações com comoção social e reatividade

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: