Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

O maior político de Ceres – Parte 1

Nenhum outro político ceresino chega perto. Há quem goste e aqueles que não gostam. Pensava e agia grande. O resto é perfumaria e maquiagem
Publicado em 15 de outubro de 2024
por Ceresino

As pessoas homenageiam o ex-prefeito Valter Melo dizendo que ele é o maior político de Ceres. O que significa ser o maior político de Ceres?

Só pode ser considerado o maior político de uma cidade aquele que mais obras fez no município. Só pode ser considerado o maior político de uma cidade aquele que tem obras realizadas e serviços prestados por sua gestão em todos ou na maioria dos bairros do município. Só pode ser considerado o maior político de uma cidade quem tem a sua biografia confundida com a história da cidade, pois por onde passa, tem casas, imóveis, ruas, praças, espaços e repartições públicas construídas sob sua gestão em favor da municipalidade.

Daí temos que comparar o que o Valtinho fez com seus antecessores e sucessores. Vamos começar pelo atual prefeito Edmário, com três mandatos e caminhando para um quarto. Vou me concentrar na política habitacional e infraestrutura predial que são as obras que mais ficam gravadas na memória do povo.

– Quantas casas populares Edmário construiu?
– Quantos lotes em bairros populares o Edmário distribuiu para a população?
– Que política habitacional de moradia popular ele implementou após mais de uma década na prefeitura?
– Quantos bairros foram criados e disponibilizados à população carente?
– Quantas praças e espaços públicos foram erguidos e construídos nas gestões do Edmário?

Repita essas mesmas perguntas para o ex-prefeito filho do Valtinho.
Repita essas mesmas perguntas, para o Dr. Domingos e seu filho, Carlos Mendes.
Idem para Inês, Cícero Leão, Hellu, Geraldo de Melo, Sílvio Mundim e Benedito Aranha.

Leia agora: Ceres e o Golpe Militar

Paro por aqui, pois prefiro citar só os eleitos. O ex-prefeito filho do Valtinho, assim como o atual prefeito, quando vão falar de suas obras, catalogam até quantas xerox foram impressas; quantos aparelhos de ar-condicionados compraram, quantos papeis higiênicos disponibilizaram para as repartições públicas, quantos buracos taparam nas ruas e no final, o rol de “obras”, “bens” e “serviços” é grandioso, mas irrelevante diante do que Valter Melo e Carlos Mendes fizeram.

Isso mesmo, só há dois prefeitos que podem ser considerados como os maiores políticos da cidade. Em segundo lugar está Carlos Mendes, que teve um só mandato, mas foi muito trabalhador e deixou inúmeras obras, tais como a Morada Verde, a Praça do G3 e o Estádio Olímpico. Continua sendo muito lembrado pela população, mas é quase um anão perto do Carcará.

Já o primeiro político em número de obras e serviços prestados está a quilômetros de distância de qualquer outro e a resposta está nos resultados, e contra resultados não há argumentos, pois convido a qualquer um andar pelos bairros de Ceres sem ver uma obra do filho do Seu Geraldo de Melo e de Dona Lourdes.

Leia agora: A Decadência de Ceres

É vergonhoso hoje em dia ver os candidatos da polarização discutindo quem tapou mais buracos. É medíocre ver um ex-prefeito catalogando ar-condicionado e expondo numa rádio como uma obra-prima de sua gestão. É isso que temos hoje.

Leia agora: Cobertura das Eleições Municipais 2024

Já Valter Melo não, ele pensava e agia grande. Há quem goste e há aqueles que não gostam dele, pois é impossível ficar indiferente ao que ele representou para a cidade. Mais uma coisa ninguém pode negar, ele foi o político que mais obras realizou na cidade e o prefeito que mais serviços prestados tatuou na cidade. Nem um outro político ceresino chega perto. O resto é perfumaria e maquiagem. Talvez por isso a decepção com o filho foi tão grande que ele não conseguiu reeleger-se e nem eleger-se novamente.

Talvez por isso a polarização está com os dias contados.
Só talvez…

Leia agora: Mea Culpa Ceres


Ceresino é jornalista e historiador popular, apaixonado por Ceres
e um colaborador do portal O Agregador

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Rafaela Prado
Redação: Greg

Fotos publicadas com respeito ao Direito de Imagem/Autoria
Créditos: OAgregador

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Populares se queixaram de um princípio de confusão entre torcedores do Vila e do Goiás na Avenida Brasil próximo a rodoviária.
A Segunda Edição da Batalha do Vale de Rubiataba foi marcada pelo espírito de união, resistência e colaboração de todos os participantes

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: