Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

Entre luz e sombras: Girassóis

O processo de desenvolvimento pessoal pode ser lento e doloroso, mas é um caminho possível.
Publicado em 9 de agosto de 2022
por Naiane Queiroz

“O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
Só o que está morto não muda!”

Clarice Lispector

O processo de desenvolvimento pessoal pode ser lento e doloroso, mas é um caminho possível.

Não estou falando desse desenvolvimento pregado por pastor coach ou coach de Youtube. Nada contra porque sei que para muitos esse é um caminho, mas para mim não funcionaram. Quero aqui dialogar sobre esse desenvolvimento que acontece a partir do autoconhecimento, da autoanálise, da busca consciente que é possível com a terapia.

Porque acredito que quem eu sou nesse momento é resultante de um processo contínuo de evolução, de construção de múltiplas identidades: a de mulher, mãe, esposa, profissional, amiga, filha, irmã… E justamente por ser um processo, por estar em constante movimento que me permite acreditar que hoje posso ser melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje.

Nessa busca por desenvolvimento, há momentos em que me deparo com muros repletos de telas com diferentes imagens: umas agradáveis, e outras nem tanto; algumas compreensíveis, outras puro mistério. Vejo uma porta, consigo adentrar, mas nada faz muito sentido. Lá fora a vida é rio que corre em aclive, mas segue seu curso. Aqui dentro só desamparo e incompreensão.

É quando desistir parece a melhor opção!

Mas o sentido de muro que precisa ser transposto, de pássaro que precisa voar, não permite desistir. Olho a tela de fundo negro com lindo girassóis amarelos na superfície, acreditando que há luz apesar de toda escuridão do momento.

E sim, há luz!
Luz que brota de uma minúscula e despretensiosa fresta do muro e aos poucos me atinge em cheio. Um brilho de consciência transborda e indica um caminho, um de muitos que precisarão ser trilhados para curar a criança ferida que em mim habita.

A racionalização de uma idiossincrasia.
Nesse instante Clarice faz tanto sentido… doce “epifania”… como é incrível esse processo de reconhecer verdades sobre si. É libertador… agora sei que posso transformar essa reação que tanto me incomodava, mas que sempre se repetia diante de determinados estímulos.

A partir de hoje tenho a liberdade de não reagir, de escrever um novo capítulo dessa história.

Ceres, 12 de fevereiro de 2022

Ficha Técnica

Texto: Naiane Queiroz

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro e anti-robôs para evitar ataques em massa.

Populares se queixaram de um princípio de confusão entre torcedores do Vila e do Goiás na Avenida Brasil próximo a rodoviária.
Neto de Mané de Oliveira, o maior cronista esportivo do estado e filho de Valério Luiz de Oliveira, assassinado em 2012 em Goiânia por causa de seu trabalho.

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: