Pesquisar

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

A força e a representatividade do futebol carioca

O Rio de Janeiro esteve nas últimas 4 finais do maior torneio da América do Sul, a Copa Libertadores, levando a taça em todas
Publicado em 23 de dezembro de 2025
por Kássio Kran

Vindo de muitas crises em anos anteriores, desde 2021 de forma sequenciada o Rio de Janeiro marcou presença em todas as finais do maior torneio da América do Sul, a Copa Libertadores, com o título sendo faturado por clubes cariocas nas últimas 4 edições: em 2022 deu Flamengo, em 2023 foi a vez do Fluminense, no ano seguinte, 2024 o glorioso Botafogo e no ano corrente, 2025, novamente o Rubro Negro, mostrando um domínio das agremiações do Rio, mostrando força em nível continental.

Leia agora: A sombra de um trauma no MorumBis

Essa marca de 4 títulos seguidos irem para uma mesma cidade é inédita no Brasil, tendo acontecido antes, uma única vez com Avellaneda, da Argentina, todos do Independiente entre 1972 e 1975. A diferença é que no caso do Rio, os taças foram para times diferentes, mostrando que a força é da cidade e do Estado e não apenas das instituições futebolísticas. Merecido diante de toda a dureza do dia a dia do povo carioca.

Leia agora: O peso do primeiro gol: uma análise dos gols do Brasileirão de 2014 a 2022

Com isso o futebol carioca se consolida como o mais forte do Brasil no últimos anos, depois de iminências de fracasso e até mesmo de falência, deixando os times de São Paulo que detinham até poucas temporadas atrás a supremacia, para trás, vendo-os pelo retrovisor, como uma espécie de renascimento. Mas historicamente vale lembrar que essas trocas de posição no cenário de disputa entre estados, é normal, especialmente no eixo RJ-SP, desde a década de 80, pelo menos.

Leia agora: Finalmente campeã, a Ponte Preta é a ponte que liga o Brasil

Cabe ainda dizer que nas duas últimas disputas do Campeonato Brasileiro, times da Cidade Maravilhosa terminaram a competição em primeiro lugar, casos do Botafogo em 2024 e em 2025, o Flamengo. Em 2023 e 2022, um time paulista levou a melhor, o Palmeiras, mas não chegou a final da Libertadores, como os campões de origem carioca, tornando ainda mais palpável a superioridade.

Leia agora: Gabigol levanta dúvidas enquanto Flamengo é certeza e certeiro

Bom, mas e o Vasco? Chegou a final da Copa do Brasil em 2025, mas quem levou foi o Corinthians Paulista. Em 2024, o Urubu conquistou o primeiro lugar contra o Atlético Mineiro, única edição que não estava inteiramente no eixo RJ-SP. Em 2023 foi a vez de um time de São Paulo, o São Paulo e em 2022 o Flamengo superou o Timão, evidenciando a realidade deste equilíbrio interestadual.

Leia agora: Juquinha Music inauguram o Cantinho do Mengão Carlos Cebolinha em Ceres


Kássio Kran é psicólogo, palestrante e terapeuta,
fundador do Instituto Ubuntu e da Fundação Henrique Gabriel dos Santos
Atualmente é CEO do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Mais lidas

Gabigol levanta dúvidas enquanto Flamengo é certeza e certeiro
2 Juquinha Music inaugura o Cantinho do Mengão Carlos Cebolinha em Ceres
Texas Bar – Ceres, GO
Como lidar com os sentimentos estranhos e desconfortáveis de fim de ano
Ressuscitaram Silvio Santos

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Greg
Redação: Kássio Kran
Imagem: Pinterest

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

A final Pereirão de Morro Agudo e Rissatti F. C. será no próximo sábado dia 22 de junho de 2024 em Diolândia
Funcionários que atuam na duplicação da rodovia cobram da empresa melhorias diversas nas condições de trabalho
Escrito em cima dos pensamentos de Albert Einstein e das Leis de Newton, traz um dilema: Salvar quem ama ou preservar um mundo em ruínas?