São Patrício é padroeiro da cidade de Ceres, considerado figura importante em muitos municípios do interior de Goiás, em especial no Vale do São Patrício, onde 23 cidades fazem parte de um conglomerado urbano com cerca de 300 mil habitantes no total, sendo que boa parte delas param no dia 17 de março, quando se comemora o dia do santo.
Leia agora: Ceres no Avesso da Pele
Embora a imagem desta santidade esteja associada a uma tradição bem específica e característica da Irlanda, o nome em si, não tem essa conotação na construção histórica da região, já existindo desde antes da emancipação das cidades e desde antes da implementação da CANG (Colônia Agrícola Nacional de Goiás). Havia uma mata na beira do Rio das Almas que levava o nome do santo e é essa a origem da homenagem.
Leia agora: A cidade que expulsa: Como o poder produz a segregação urbana
Em Ceres desde 1997 a data atribuída a santidade irlandesa é também comemorada com feriado. Há inclusive uma bela estátua verde de São Patrício na entrada da cidade, localizada na rotatória entre a Avenida Bernardo Sayão e a Avenida Brasil, as duas principais vias locais, em um local com imensa visibilidade, mas apesar de tamanha importância religiosa e histórica, a escultura está esquecida há anos.
Leia agora: Obras concluídas mas abandonadas em Ceres
Em momentos diferentes ao longo desse ano de 2025, um total de 4 leitores do portal OAgregador denunciaram á nossa Redação o abandono com a imagem do São Patrício na entrada da cidade, que está sem os dois braços já há muitos anos. Relatos de que os membros não foram perdidos na mesma época e que as duas percas se deram de formas bem diferentes.
Leia agora: Arquitetura Hostil em Ceres
Um comerciante local contou a nossa equipe de reportagem que uma das mãozinhas do santo ficou jogada na calçada por muitos meses, até que alguém da comunidade próxima, passou e levou consigo. Uma leitora que é católica devota desabafou dizendo que “é inadmissível abandonar quem tanto abençoou e abençoa essa cidade, mas não só a cidade, toda um região”.
A Redação de OAgregador segue aberta para esclarecimentos quanto ao fato.
WhatsApp da Redação de OAgregador
Este é o quadro Bronca do Leitor
onde o leitor é quem sugere a pauta
a partir de denúncias e reclamações
O Agregador é um portal que surgiu a partir de Ceres – Goiás
com uma visão abrangente e com a missão de criar e distribuir
conteúdo informativo e de qualidade, desde 2019