Leia agora: Inteligência artificial e consciência moral
Com o avanço das novas tecnologias e da inteligência artificial, tem-se se preocupado cada vez mais em como garantir que esse sistema funcione articulado num conceito de “tecnologia responsável”. As inovações devem ser utilizadas de forma ética e consciente, levando em conta seus impactos sociais, culturais, ambientais e éticos.
Leia agora: A cidade que expulsa: Como o poder produz a segregação urbana – por Janathan Firmino
Esse é o objetivo da tecnologia responsável, que busca considerar questões como privacidade, inclusão, diversidade e equidade, na forma como a tecnologia é desenvolvida, implementada e utilizada. O objetivo é garantir que a tecnologia beneficie toda a sociedade e não prejudique grupos específicos de pessoas. Além disso, é importante considerar como essa tecnologia pode ser usada para repensar o capitalismo, para que ele seja mais humanizado, onde o benefício econômico seja alcançado sem prejudicar a vida das pessoas e comprometer o planeta.
Leia agora: Relações não-capitalistas – Artigo do especialista Jean Carlos
O impacto da tecnologia no emprego é uma das questões abordadas pelo conceito de tecnologia responsável. A automação e a inteligência artificial têm o potencial de substituir muitos empregos, o que pode levar a desempregos em massa e desigualdades econômicas. A tecnologia responsável precisa equilibrar esses impactos, por exemplo, garantindo que as pessoas tenham acesso às habilidades e recursos necessários para se adaptar aos novos empregos criados pela tecnologia, e também estimulando a criação de empregos novos e desenvolvimento de habilidades para os trabalhadores. A medida mais importante será buscar a possibilidade de implementação de políticas públicas para mitigar os impactos negativos da automação no emprego, das relações interpessoais e da exploração dos recursos naturais.
Extraído do texto original: Salvando o futuro
Este é o quadro Bugs da Matrix
que traz recortes de outras matérias que abordam tecnologia
Eliéser Ribeiro é sociólogo de dados, mestre em Sociologia, especialista em IA,
especialista em pesquisa e análise de dados. Trabalha com Python, R, SQL, Power BI, Tableau