Marca do OAgregador
Início

Rádio OA

Conteúdo original

Projeto de Lei regulamenta profissão de Doula

Doula é a profissional que dá apoio físico e emocional para gestante em todo seu processo de gestação, parto e pós-parto.
Publicado em 12 de março de 2022
por Marta R.

No dia 24 de Fevereiro a Rádio Notícias Ummix de Anápolis trouxe em seu programa uma discussão sobre o Projeto de Lei que regulamenta o exercício da profissão de Doula, PL 77/2022, apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania – MA).

Doula é a profissional que dá apoio físico e emocional para gestante em todo seu processo de gestação, parto e pós-parto. É a profissional responsável por levar orientações e informações de qualidade para gestante, preparando-a para a maternidade e auxiliando na promoção de seu bem-estar.

Durante o trabalho de parto e parto, a doula oferece suporte e conforto para a mulher, diferente da equipe médica, que ficará focada nas questões técnicas do parto, a doula ficará focada nas questões humanas do parto, ficando ao lado da parturiente, oferecendo apoio durante todo o processo.

A doula usa de mecanismos naturais para favorecer o parto, ajudando no relaxamento e movimentação da pélvi, ajudando na descida e encaixe do bebê, aliviando a dor e promovendo relaxamento e bem-estar a mulher. Para isso, podem ser usadas técnicas de massagem, rebozo, aromaterapia e outras terapias holísticas, mas o essencial, é a presença e apoio a mulher.

No debate realizado pela rádio, a Doula Lia Muniz enfatizou a importância da Doulagem e seu papel, apresentou que hoje a Doulagem é vista como uma ocupação e que essa lei vem para fortalecer e profissionalizar a classe.

Historicamente as Doulas eram as mulheres mais velhas que já haviam passado pelo processo de parto e podiam orientar as mais novas com sua experiência e conhecimento empírico.

Atualmente, o exercício da profissão é pautado em estudos e conhecimento científico, mas sem perder sua essência humana. Apesar de ser exercido desde a antiguidade, a Doulagem ainda é invisibilizada, mas vem crescendo e ganhando espaço, em especial, em nossa região, o Vale do São Patrício.

Muito disso, realizado e difundido pelo Plano Assistencial de Saúde Holística e graças ao apoio do Hospital São Pio X, que é pioneiro na Doulagem e vem fazendo esse resgate histórico.

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro e anti-robôs para evitar ataques em massa.

O evento reuniu cerca de 30 entidades da cidade, com relevante prestação de serviços a comunidade
Em 12 de agosto de 2021, foi entregue na Prefeitura do Município de Ceres, um abaixo-assinado que conta com mais de 200 assinaturas.
Ceres receberá um Festival Internacional de Cinema Social, que abrangerá todo o Vale do São Patrício.

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: