Acompanhe nossa série de matérias exclusivas sobre Silvio Santos
Silvio Santos teve um irmão famoso, seu nome artístico era Leo Santos, mas seu nome no RG era Leon Abravanel. Substituía Silvio nos programas televisivos nas épocas de férias e nos dias que não podia gravar ou apresentar, considerando que boa parte das vezes não era gravação, mas sim, ao vivo e utilizava o icônico microfone no meio do peito, tal qual o irmão.
Talentoso como era, conquistou seu espaço e passou a apresentar quadros dentro dos programas de domingo apresentados pelo irmão. Foi repórter do Baú da Felicidade, onde entrevistava os ganhadores dos prêmios até ter seu próprio horário na TV aberta com o Programa Leo Santos, chegando a substituir o Silvio Santos Show na extinta TV Tupi aos sábados.
Leo também atuou no pioneirismo do jornalismo do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Sua última aparição pública foi em 19 de janeiro de 1982 anunciando a morte da cantora Elis Regina. O próprio Leo faleceu 1 mês depois aos 47 anos vítima de um câncer, quando a emissora que ajudou a fundar completava 6 meses. Ele já vinha aparecendo cada vez menos nas telinhas, justamente por estar debilitado, evitando o desgaste de sua imagem.
Leia agora: Silvio Santos não morreu
Senor, nome verdadeiro de Silvio e seu irmão Leon, que adotou o pseudônimo de Leo, tinha apenas 4 anos de diferença etária e sempre foram muito próximos, muito mesmo. Amavam cinema. Quando tinha 11 anos e seu irmão 7, iam assistir filmes e conseguiam entrar sem pagar, sempre com autorização da mãe.
Leia agora: Pouquíssimos filmes brasileiros nas telonas dos cinemas
Um dia Senor acordou com sintomas gripais e sua mãe não deixou que ele nem seu irmão mais novo fossem ao cinema naquela data, deixando os dois muito chateados. Mais tarde a notícia tomava conta da cidade: O cinema havia pegado fogo. Uma verdadeira tragédia que poderia ter vitimado o futuro maior apresentador do Brasil e seu irmão.
Leia agora: As duas esposas de Silvio Santos
Senor Abravanel, o Silvio Santos era o filho mais velho de Alberto Abravanel e Rebecca Caro Abravanel e assim como qualquer uma de suas filhas, tinha 5 irmãos, 3 além de Leo e Beatriz, já falecidos. Sara, conhecida como Sarita, faz parte do quadro de diretores da emissora. Henrique, o caçula é executivo do Grupo Silvio Santos. Perla Abravanel é outra irmã, mas que não tem destaque na mídia.
Filhos de imigrantes judeus que vieram da Grécia, seu pai teve como ancestral nada mais nada menos que Dom Isaac Abravanel, personalidade intelectual no Século XV que ajudou a reconstruir as finanças de Portugal e Espanha com sua visão sobre gestão. Nascido em Lisboa, era filósofo, estadista e financista, emprestava dinheiro como numa espécie de banco, um excelente negociador em troca de créditos, tal qual Silvio. Era especialista em Bíblia Sagrada, apesar de seguir a Torá, o livro sagado dos judeus.
Leia agora: Ator se diz cansado de ver sua foto em cultos de religiões cristãs
Ao contrário do que é propagado, Silvio Santos não nasceu rico. Sua história teve contornos de superação, de quem ascendeu financeira e socialmente enfrentando diversas adversidades. A trajetória de seu ilustre antepassado Dom Isaac, falecido em 1508, também foi cheia de episódios emblemáticos. Conta-se que um dos últimos feitos de de seu ancestral foi doar dinheiro para que Colombo organizasse sua expedição rumo a descoberta das Américas.
Leia agora: Silvio Santos foi pobre
Dom Isaac, o Senhor Abravanel foi considerado pelo historiador Benzion Netanyahu, uma das maiores autoridades no assunto, pai do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, como uma das figuras mais notáveis e de mais importância entre os judeus em nível mundial, considerado por ele, um fenômeno raro, com ideias inovadoras, um pé na Idade Média e outro no Renascimento.
Quem lê os estudos do referido historiador, até se confunde e acha que a biografia se trata de Silvio Santos. Seu pai lhe colocou o nome de Senor Abravanel, assemelhando a Senhor, justamente porque foi aconselhado a não colocar Dom Abravanel. Silvio por pouco não teve o mesmo nome que seu ancestral famoso e histórico, mas teve o mesmo destino. Será que seu pai sabia que assim seria? Ou será que Senor era o retorno do Senhor Isaac para dar continuidade em sua obra e seguir fazendo história aumentando o legado e o peso do nome da família?
Kássio Kran é psicólogo, palestrante e terapeuta,
fundador do Instituto Ubuntu e da Fundação Henrique Gabriel dos Santos.
Atualmente é CEO do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística e assessor de cultura em Ceres