Estão chegando as Eleições para os Conselhos Regionais e Federal de Psicologia, os CRPs e o CFP, respectivamente, que vão do dia 23 ao dia 27 de agosto, quando se comemora o dia do profissional da Psicologia. A votação ocorre em formato virtual, através do site Eleições Psicologia (www.eleicoespsicologia.org.br) e tem validade para a gestão que seu inicia em 2026.
Leia agora: Morte silenciada: O suicídio e a representação social – Um Resumo
A votação é exclusiva para profissionais com os registros devidamente atualizados no Conselho Regional correspondente a sua atuação, no caso de Goiás, o CRP-09, onde duas chapas concorrem ao pleito eleitoral desse ano. Uma delas é a Plural Psi – 12, que conta com pessoas que estão na atual gestão há 3 mandatos consecutivos.
Leia agora: Funcionários denunciam assédio moral contra Conselhos de Psicologia
A outra chapa representa o ideal de mudança dessa gestão e a ela faz oposição, se colocando à disposição dos profissionais e da profissão. Trata-se da chapa Avançar a Psicologia em Goiás, com o número 11, que conta com pessoas experientes e atuantes, tendo algumas delas, já sido conselheiras em gestões anteriores, como é o caso de Maria Regina, Ériko Netto e Simone Minasi.
Instagram da Chapa Avançar a Psicologia em Goiás – 11
Jéssica Amorim é a encabeçadora da chapa, principal nome para ocupar a presidência devido a referência e representatividade que tem. O psicólogo Kássio Kran, da cidade de Ceres, fundador do Instituto Ubuntu representante do Vale do São Patrício e Norte Goiano, onde desenvolve diversos trabalhos, faz parte da chapa Avançar 11.
A Chapa Avançar 11 conta ainda com Fernando Gobbato, especialista em Análise do Comportamento, que tem um compromisso com Ceres, tendo realizado palestra sobre bullying e comportamento infantil, na cidade em um dos eventos mais comentados na Academia da Saúde. Ao todo são 26 integrantes na chapa, com diversas propostas como a criação de um Programa de Qualidade no Atendimento, visando a otimização na resolução de problemas da classe, evitando a burocratização e a morosidade dos processos, situações bastante criticadas na atual gestão.
Leia agora: Fernando Gobbato realiza palestra em Ceres sobre comportamento infantil
Outras propostas são, fomentar o estabelecimento de serviço de Psicologia dentro das escolas e por meio de diálogo e articulação, buscar melhorias no trato com profissionais que atuam na Psicologia construindo o reconhecimento que a classe exige há tempos e merece, prezando para isso a transparência com os valores geridos através das anuidades pagas.
A implantação de subsedes nas regiões de Goiás, também faz parte das propostas da chapa Avançar – 11, visando a descentralização e maior probabilidade de resolução de tratativas, valorizando os profissionais em seu território. A criação de um Clube de Benefícios é algo muito esperado pela classe, e é uma proposta que também traz valorização, algo que a atual gestão não conseguiu tirar do papel.
Leia agora no Jornal Opção: Funcionários denunciam assédio moral contra Conselhos de Psicologia
A chapa Avançar a Psicologia em Goiás conta ainda com Hinayana Leão Mota, membro da ABG (Associação Brasileira de Gestalt-Terapia e Abordagem Gestáltica), Júlio César Alves, proprietário e fundador do Instituto de Ensino e Psicoterapia Espaço Terapêutico Behavior. Rafael Alves dos Santos é um integrante com representatividade real no enfrentamento antirracista. Para o nacional, o goiano Murillo Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Psicologia é o principal nome, depois da morte de Bruno Soalheiro pouco antes do início da campanha, mantendo sua memória e busca por mudanças que causem impactos positivamente profundos, viva.
Leia agora: Morre uma esperança: O psicólogo Bruno Soalheiro
Mais detalhes, sobre participantes e propostas, podem ser conferidos no perfil no Instagram da chapa Avançar a Psicologia em Goiás. Participe da mudança e vote!
O Agregador é um portal que surgiu a partir de Ceres – Goiás
com uma visão abrangente e com a missão de criar e distribuir
conteúdo informativo e de qualidade, desde 2019