Renan Inquérito, nascido em 20 de abril de 1984 na favela do Flamengo, em São Paulo, é um exemplo vivo do impacto positivo que o Hip Hop pode ter na vida de uma criança. Desde cedo, Renan teve contato com o Hip Hop e a poesia, utilizando sua habilidade com as palavras para expressar suas ideias e sentimentos.
Aos 6 anos, usou a facilidade com as letras para se desculpar de uma travessura na escola. Surgiu aí a primeira poesia de quem não pararia mais de escrever e enxergar no cotidiano o combustível para a arte. Aos 14 anos, Renan Inquérito mudou-se para Londrina (PR), onde se tornou DJ de uma rádio comunitária e de um grupo de rap. Mudou-se para a região metropolitana de Campinas (SP) e por querer escrever as próprias letras, em 1999, criou o Inquérito, um dos principais grupos de rap do Brasil.
Renan é a própria arte e prova que o Hip Hop muda a vida de uma criança e está longe de ser marginal, no sentido criminoso da palavra. Uma vez que periferia não significa matar e destruir a vida das crianças, quem fala de favela de forma marginalizada com a intenção de criminalizá-la, nunca sequer pisou numa comunidade para entender o cotidiano de um favelado.
Renan inquérito esteve no dia 07 de dezembro de 2021 pela segunda vez em Ceres-Go a convite do Instituto Ubuntu – Desenvolvimento Humano em parceria com a Fundação Henrique Gabriel dos Santos, apresentando o espetáculo Parada Poética que é mais um dos seus projetos, que faz essa fusão do Hip Hop com a educação, em sua vinda a Ceres Renan se apresentou para mais de 100 crianças e adolescentes do auditório da UEG.
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Renan em uma entrevista conosco diz que o Hip Hop vai muito além dos estereótipos frequentemente associados a ele. Para ele esta cultura é uma ferramenta de resgate da identidade e de valorização das raízes, especialmente para aqueles que vivem em comunidades periféricas, a margem da sociedade elitizada, por isso, marginalizadas. Seu idealismo visionário o levou a criar o projeto ABRAKBÇA, com o intuito de resgatar elementos esquecidos da infância e promover o desenvolvimento criativo e artístico das crianças.
No projeto ABRAKBÇA, Renan demonstra sua visão de investir na base da sociedade: as crianças. Afinal as crianças são nossos futuros adultos. Ele acredita que os elementos do Hip Hop, como a dança, a música e a pintura, estão naturalmente presentes na infância e podem ser resgatados e valorizados ao longo da educação. E por esse motivo ele criou um personagem o Super Hip-Hop, um MC mágico, uma forma divertida de se integrar e interagir com as crianças.
O rapper, poeta e também professor, enfatiza a importância da educação como uma poderosa arma de transformação. Para Renan, todo professor é um MC, conduzindo uma cerimônia de aprendizado onde os alunos são a plateia sedenta por conhecimento e mudança. Ele destaca a conexão intrínseca entre o Hip Hop e a educação, lembrando que a primeira festa do gênero, em 1973 com DJ Kool Herc, tinha o objetivo de arrecadar materiais escolares para sua irmãzinha, diz Renan em suas falas.
Renan Inquérito demonstra em suas músicas, como no álbum “Corpo e Alma” que esse ano completa 10 anos de lançamento, em parceria com a rapper Emicida, como o Hip Hop pode influenciar positivamente até mesmo aqueles que enfrentam dificuldades na escrita. Em uma de suas letras, ele destaca: “Os moleques num escreve, só que mete as caneta, analfabeto que faz gol de letra”, ressaltando a capacidade transformadora e inclusiva do Hip Hop na educação.
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Renan é um exemplo inspirador de como a arte e a cultura podem ser aliadas poderosas na promoção da educação e na construção de um futuro mais igualitário e criativo para as novas gerações. Sua trajetória e suas palavras ecoam como um convite à reflexão e à ação, mostrando que o Hip Hop é muito mais do que música – é uma voz de resistência, esperança e transformação na educação e na sociedade como um todo.
Thátilla Vanessa, também conhecida pelo nome artístico de Ninfa Azul é maranhense, artista plástica, professora de artes, terapeuta em ventosaterapia, gestora de recursos humanos e acadêmica do curso de Pedagogia pela PUC Goiás.