O SENAC de Ceres recebeu no dia 15 de maio uma importante palestra com o título: Brincar Simbólico e Concreto: Diferentes Manejos, direcionada aos professores da Rede Municipal de Educação, em evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Ceres, que tem Luciane Coelho Hellú Ferreira como gestora principal da pasta.
A palestra foi realizada pela neuropedagoga Lara Muniz, da cidade de Itapuranga – Goiás e abordou maneiras de se estabelecer conexão e manejo com as crianças típicas e atípicas utilizando mecanismos pedagógicos que facilitam o processo de aprendizagem e a interação saudável com o meio, despertando curiosidade e interesse.
A especialista contou que explorar o lado lúdico da criança é a melhor forma de adentrar ao seu mundo e é essencial para o desenvolvimento infantil, tornando-o prazeroso apesar das dificuldades diversas, entendendo dessa forma que “o brincar” é a principal forma de expressão da criança e por assim ser é a sua linguagem.
Leia agora: A influência do Hip Hop na Educação: Cultivando o Movimento de Si Mesmo
Quando um adulto imerge no mundo da criança através de brincadeiras, acessa também sua criança interior e dessa forma pode trabalhar conteúdos passados, muitas das vezes, traumas de infância que lhe geram problemas ou travas em seu momento atual, portanto além de fortalecer vínculos humanos e afetos, pode ser terapêutico.
Entretanto a diferença etária traz imensas dificuldades para o estabelecimento de uma conexão profunda e duradoura. Para facilitar esse processo, a especialista Lara Muniz que também é empreendedora oferece recursos pedagógicos que podem ser adquiridos em seu Instagram, onde ainda pode ser vídeos que contam tanto sobre suas técnicas, suas vivências, quanto sobre os produtos oferecidos por ela.
A palestra contou com o apoio do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística e seu serviço de Home Care com atuação nas regiões de Ceres e Itapuranga, e graças a essa parceria disponibilizou a gravação do evento em vídeo e pode ser conferido nas redes sociais da empresa.
Leia agora: Santa Casa de Itapuranga agora oferece terapias
Kássio Kran é psicólogo, palestrante e terapeuta,
fundador do Instituto Ubuntu e da Fundação Henrique Gabriel dos Santos.
Atualmente é CEO do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística e assessor de cultura em Ceres