Pesquisar

Rádio OA

Conteúdo original

A importância da mídia no Caso Daiane

Especialistas disseram que se não fosse a cobertura da mídia o caso não teria sido esclarecido e talvez caído no esquecimento
Publicado em 20 de fevereiro de 2026
por Carl Jr.

Leia agora: O Caso Daiane, completo

O Caso Daiane ganhou repercussão nacional, sendo veiculado até mesmo no Fantástico da Rede Globo e no Domingo Espetacular da Record, mas até chegar nesse ponto, foi uma longa jornada, gerando inclusive melindre entre os canais de Goiás, devido a revelação de dados do caso de maneira antecipada através da grande mídia. Inicialmente os telejornais sensacionalista falavam do caso mas sem profundidade. Muitos jornalistas demonstravam tendência a demonizar Daiane, tratando-a como uma pessoa de difícil convivência, graças aos relatos do até então síndico que sempre conversou com jornalistas mas nunca gravou entrevista.

Leia agora: E se os comentários agressivos que lemos na internet fossem levados para a vida real?

Com isso até parte dos espectadores tiveram uma aversão a Daiane devido ao controle das narrativas. Ela foi tida como chata, mimizenta, instável, confusenta, desequilibrada, louca e de difícil convivência, quando a verdade é que ela enfrentava os mandos e desmandos do síndico que ninguém tinha coragem de fazer. Sua mãe não se calou em nenhum momento e lutou para devolver a filha uma imagem mais condizente com a realidade, que era o esteio da família. Paulatinamente o véu foi caindo e ela foi sendo apresentada como alguém preferida, inclusive pelos moradores e alugadores, em relação ao seu algoz.

Leia agora: Existe mulher perfeita? – Matéria da especialista Lia Muniz

Aos poucos a mídia foi se voltando mais para Dona Nilse, até porque o síndico não dava entrevistas e ela, muito firme, sem demonstrar toda a sua dor, foi até tida como fria por alguns portais, num claro ato de misoginia orquestrado pelo sistema machista vigente, típico em casos de feminicídios. A mãe chegou a pedir apoio do governador Ronaldo Caiado, pré-candidato a presidente, que nas palavras dela “se orgulha de sua Polícia, que é a melhor do país”, sugerindo assim a elucidação do sinistro. Muito consciente ela sugeriu que os espectadores marcassem o político nas redes sociais, pois mesmo que quem recebesse fosse um assessor, a informação em massa chegaria ao líder.

Leia agora: Desse jogo ninguém sai ganhando – Reflexão sobre crimes contra mulher

Após as mudanças de rumo das investigações casadas com a denúncia do MP no dia 19 de janeiro contra Cléber pelo crime de perseguição, houve uma guinada da mídia e maior cobertura do caso. Alguns jornais questionaram então até mesmo a postura da Polícia de Caldas Novas, colocando em dúvida a possibilidade até mesmo de prevaricação ou ao menos de desinteresse e morosidade, usando como base legal para tal a falta de materialidade de um crime, já que não havia corpo. Alguns apresentadores de jornais chegaram a insinuar a possibilidade de pagamento de propina para uma possível omissão por parte de agentes públicos.

Leia agora: MP apura desvios de vacinas em cidade de Goiás com participação de servidores públicos

É dito entre os especialistas que se não fosse a cobertura crescente da mídia, o caso não teria sido esclarecido e talvez caído no esquecimento. Desde o início o canal The Exposed Brasil através da jornalista Fernanda Piacentini, deu cobertura total apontando os fatos que apenas posteriormente foram elucidados. O canal que teve acesso a filmagens, prints de grupos de WhatsApp de moradores e relatos de condôminos, sempre questionou os pormenores e atuou junto repórteres locais, que alimentaram a busca por soluções, como foi o caso de Alan Cassio.

Participe de nosso grupo de WhatsApp e fique bem informado

O canal citado expôs que Cleber reprimia quem comentava sobre o caso nos grupos e chegava até mesmo a excluir participantes por este motivo, afirmando que excluiria sim, a cada vez que se sentisse afrontado ou desrespeitado naquele ambiente virtual, mesmo que ninguém estivesse acusando-o, mas apenas comentando algo incomum que naquele momento era comum para a população residente ali.

Leia agora: PL das Fake News pode mudar a internet como conhecemos

O mesmo canal, uma semana antes da prisão deu publicidade a um vídeo onde o síndico e algum funcionário mexiam nos padrões de energia, sem sinalizar qual a intenção daquele ato, em uma das câmeras que suspostamente estava desligada no dia do crime em decorrência de uma reforma predial que ocorria no local. Outro canal que teve dedicação na cobertura do caso e muita assertividade antes mesmo da repercussão foi o Narrativa com Adriana Oliveira.

Acesse a TV OAgregador

Alguns portais de notícia chegaram a apontar de maneira irresponsável uma possível prática de corporativismo da Polícia de Caldas Novas, supondo que Cléber, o síndico de 49 anos fosse ou tivesse sido militar, quando na verdade existe um oficial goiano com o mesmo nome dele, tratando-se portanto de uma confusão, é importante deixar claro.

Acompanhe aqui as informações do Caso Daiane

Em uma ocasião a irmã da vítima disse entender o motivo pelo qual Maicon, filho do síndico também preso, ter defendido tanto o pai e em outra, Nilse a mãe da corretora se perguntou diante das câmeras, como poderia um homem destruir a própria vida e a de sua própria família fazendo uma besteira dessas, em suas palavras, numa clara demonstração de resiliência.

Leia agora: Aprenda a desenvolver sua saúde mental


Carl Junior é brasileiro, filho de suíços,
cientista humano, estudou nos EUA
e aborda temas ligados a Psicologia, Filosofia e Antropologia

Mais lidas

O Caso Daiane, completo
2 Emendas pix em Ceres
Cheia do Rio das Almas chama a atenção
A dinâmica do crime no Caso Daiane
As investigações do Caso Daiane

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Greg
Redação: Kássio Kran
Imagem: OA

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

No dia 02 de Novembro de 2019, a cidade de Ceres recebeu uma visita ilustre. O poeta e compositor Renan Inquérito esteve na cidade a pedido do Instituto Ubuntu.
Rádio OA: Ouça aqui a canção instrumental no estilo Pop Rock de Adriano Cerqueira, um músico da cidade de Ceres
Scalene é uma banda de rock brasiliense com 7 álbuns desde 2009, trilha sonora de filme, um Grammy Latino e um hiato a partir de 2022