Pesquisar

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Este conteúdo é um repost de

O Cinema Chileno e a Política

Conheça o cinema chileno e perceba como esses dois países, Brasil e Chile, têm muita coisa em comum
Publicado em 1 de julho de 2024
por Francisco Lillo

O Chile tem uma tradição política muito forte pela repercussão do Golpe Militar onde  dois personagens dividem o país, Trata-se do presidente derrocado, médico e socialista Salvador Allende  e o ditador golpista Augusto Pinochet. Pouco se conhece sobre o Cinema Chileno, porém sobressaem nomes como Raúl Ruiz, Miguel Littin, Helvio Soto, Alejandro Jodorowsky, Aldo França e Patricio Guzmán.  Em 2012, realizamos duas mostras de cinema chileno no Cine Goiânia Ouro, com o apoio do gestor Antonio da Mata, apresentamos filmes  que representam bem a cinematografia chilena, incluindo diretores como Jodorowsky, Caiosi, Justiniano, Guzman, Ricardo Larraín e outros, mostrando uma panorâmica da cinematografia chilena até 2000.

Leia agora: Conhecendo os cineclubes em Goiás

Em 2015, em parceria do Cineclube Imigração, o Cine Cultura e a Embaixada do Chile realizaram uma “Mostra de Cineastas Jovens Chilenos” que permitiu apresentar ao público Goianiense o Novíssimo Cinema Chileno. Tivemos oportunidade de conhecer realizadores como Dominga Sarmiento, José Manuel Ché Sandoval, Elisa Eliash, Edison Cajas e corto-metragistas como Maria José San Martín, Camila Luna, Cristóbal Sobera, Nestor Pérez, Álvaro Rozas e Tomás Montalva.

Nos últimos anos, alguns realizadores se destacam, entre eles Andrés Wood, um dos cineastas mais importantes do retorno ao sistema democrático para compreender e retomar personagens e momentos históricos do Chile. Em 2011 o filme “Violeta se foi ao Céu” trouxe-nos a memória, a vida caótica da cantante, folclorista e política Violeta Parra, que deixou uma homenagem a vida, “Gracias a la vida” que em Goiânia tive a oportunidade de ouvi-la nas vozes de Marilia Mendonça e Camila Faustino. Outro filme é “Machuca” (2004), acho que todos meus alunos tanto de São José do Rio Preto como em Goiânia assistiram. Outro filme de Wood é “Histórias de futebol” (1997) que nos aproxima da paixão de multidões, o futebol e foi um dos filmes que inauguraram o Cineclube Imigração na Vila Cultural Cora Coralina em 2014.

Leia agora: Pensamentos de um Cineclubista em Goiás

Outro diretor que nos últimos anos marcou a cinematografia chilena é o vencedor do Oscar por “Uma mulher fantástica” (2017), junto a Sebastián Lelio. Filmes deste realizador que tem uma produção nos Estados Unidos e uma marcada revisão da história recente do Chile. Filho de um Ex-Senador da direita e com temas interessantes para a esquerda Chilena. “Tony Maneiro” (2008) a juventude no período da ditadura, o “Club” (2015) sobre os escândalos de pedofilia na Igreja Católica, “Neruda” (2016) e “NO” (2012) sobre a experiência do plebiscito que tirou Pinochet do Poder em 1988. Está na programação da Netflix o último filme de Larrain. Trata-se de “O Conde” (2023) uma sátira que personifica a Pinochet como um vampiro que está pronto para morrer, mais que como na vida real, nos atormenta mesmo após a sua partida.

O cinema chileno não é desconhecido do público goianiense, para minha surpresa uma aluna de 17 anos lançou seu cineclube, o Cabelo Duro de Aparecida de Goiânia, exibindo a “Montanha Sagrada” de Alejandro Jodorowsky. Sendo assim, conheça o Cinema chileno e perceba como esses dois países, Brasil e Chile, têm muita coisa em comum.

Leia agora: Cine Zion no Centro Cultural de Ceres


Francisco Lillo é professor e cineclubista.
Chileno de nascimento e goiano de coração.
Coordenador da União de Cineclubes de Goiânia,
coordenador do Cineclube Imigração, cineclube dedicado ao cinema latino-americano e a educação.

Fundador do Une Chile Goiás, uma associação dedicada à integração da comunidade chilena em Goiás

Ficha Técnica

Editora Chefe: Rafaela Prado
Supervisão: Raísa Ferreira
Redação: Kássio Kran

Foto em destaque publicada com respeito ao Direito de Imagem
Créditos: Dmitry Demidov/Pexels

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Com seu estilo literário próprio, Pablo Emanuel fala sobre como aquilo que ouvimos pode direcionar os nossos sentimentos
Será que quem faz o primeiro gol tem mesmo mais chances de levar a vitória? Vamos analisar essa questão e descobrir se ela se aplica ao nosso Brasileirão
Edmário está se saindo melhor nas redes sociais e isso muito provavelmente é fruto de uma boa e eficiente equipe