Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

Batalha do Pequeno Príncipe: fruto da Batalha do Curumim

A Batalha do Pequeno Príncipe, fruto da inspiração da Batalha do Curumim, tem conquistado o coração e a criatividade das crianças na Escola Municipal Pequeno Príncipe
Publicado em 26 de fevereiro de 2024
por Thátilla Vanessa

Na cidade de Ceres -GO, um movimento inusitado tem chamado a atenção, a Batalha do Pequeno Príncipe, fruto da inspiração da já conhecida, reconhecida e renomada Batalha do Curumim, tem conquistado o coração e a criatividade das crianças na Escola Municipal Pequeno Príncipe

Cartaz feito a mão e fixado na parede da escola (Foto: O Agregador)

Tudo começou de forma despretensiosa, quando um grupo de crianças de 9 a 11 anos começou a se divertir com pequenas brincadeiras de rima durante o recreio e nas aulas de Educação Física com o professor Diogo Guedes que percebeu o potencial dos alunos e passou a incentivar e participar desses momentos que logo se tornaram uma rotina diária tão aguardada pelos pequenos.

Leia agora: Batalha do Curumim: Um marco na história do Hip Hop de Ceres e do Vale do São Patrício

Foi então que a professora de Artes, Thatilla Vanessa, notou o movimento e decidiu apresentar a Batalha do Curumim às crianças. Para sua surpresa, muitos dos pequenos já conheciam e até mesmo acompanhavam alguns MCs da cidade de Ceres, como o Júnior Mc por exemplo. Empolgadas, as crianças continuaram com as brincadeiras, e com o apoio da professora aprenderam a batalhar de forma respeitosa e poética, incentivando o processo da construção do conhecimento e da linguagem.

Leia agora: Junior MC: o rapper visionário

Conheceram o Hip Hop mais de perto através do rapper paulista Renan Inquérito, um dos mais renomados do Brasil, através de clipes de música de seu novo projeto Abrakbça, exibidos pela professora Thátilla em suas aulas de artes e assim podiam expressar suas rimas e também questionar como funciona o Hip Hop na prática.

Veja agora: Renan Inquérito em Ceres

O que era apenas uma diversão descompromissada logo se transformou em algo mais sério e estruturado e aos poucos as crianças estabeleceram uma rotina de batalhas semanais durante o recreio, com direito a cartazes feitos à mão para divulgação nas salas de aula e entre os funcionários da escola. A Batalha do Pequeno Príncipe se tornou um espaço de expressão artística e criatividade para os jovens talentos locais, que agora aguardam ansiosos cada encontro para mostrar suas habilidades e compartilhar momentos de diversão e aprendizado.

Este fenômeno cultural, nascido da simplicidade das brincadeiras infantis, mostra como a arte e a criatividade podem florescer em qualquer lugar, bastando apenas um pouco de incentivo e apoio para que os talentos sejam revelados e as potencialidades sejam despertadas. A Batalha do Pequeno Príncipe é mais do que uma simples competição de rimas, é um verdadeiro exemplo de como a arte pode unir e transformar vidas.

Thátilla Vanessa, também conhecida pelo nome artístico de Ninfa Azul é maranhense, artista plástica, professora de artes, terapeuta em ventosaterapia e gestora de recursos humanos.

Ficha Técnica

Redação: Kássio Kran
Editor Chefe: Luiz Fernando

Parceria: Ninfa Azul Artes

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

No dia 17 de fevereiro o Centro Cultural de Ceres se transformará no palco de uma batalha de rimas que promete fazer história.
A história do Cineclubismo em Goiás remonta aos anos 60. Venha conhecer.
Conheça a história desse artista, que é um ícone querido na cidade de Rialma e em sua vizinha, Ceres. Com vocês, Elvis!

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: