Encerrando o mês de fevereiro, no dia 29 aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Ceres um encontro de agentes culturais a pedido do prefeito Edmário de Castro Barbosa (UNIÃO) estimulado graças a repercussão da aplicação da Lei Paulo Gustavo (LPG) em Ceres.
A Lei Complementar n°195/2022 conhecida como Lei Paulo Gustavo, foi elaborada pensando diretamente para a área do áudio visual, porém não deixa de contemplar os segmentos da cultura em geral. A cidade de Ceres teve 26 inscrições e 15 projetos aprovados, além dos suplentes que agradam a diversos nichos como a música, o cinema e a dança.
Veja agora: Confira como foi a I Exposição de Artes de Itapuranga
A Gerência Municipal de Esporte e Cultura, pasta que tem Mosair Jacob a frente conduziu a renião junto com o Prefeito Edmário, visando estabelecer a execução as atividades propostas dos projetos culturais contemplados ao longo de todo o ano de 2024, com um olhar para que toda forma de arte possa ser exaltada e valorizada nos espaços da cidade.
Veja agora: Renan Inquérito em Ceres
Ao manifestar interesse pela classe cultural, toda a população periférica e fazedora de cultura antes totalmente esquecida se sente representada pelo poder público. É importante ressaltar que que o encontro aconteceu após anos de luta para que finalmente os agentes conseguissem conquistar esse olhar de respeito.
A construção de uma democracia cultural só terá avanço para a sociedade ceresina se a devida importância continuar sendo dada a quem faz acontecer os movimentos em Ceres, durante todo o ano e independente de gestões políticas e anos eleitorais, de forma que não sejam destinadas apenas migalhas a esta classe de trabalhadores, tão importantes quanto os trabalhadores de educação e saúde, como diz Bárbara Paz, reconhecida atriz e importante diretora do audiovisual brasileiro: “Um país sem cultura é um corpo sem alma”, podendo se aplicar essa forma de visão a um município, para isso se faz muito importante o estabelecimento de uma secretaria a fim de ampliar as ações dos agentes.
Leia agora: Cultura em Ceres: Uma peça política em cartaz
Raísa Ferreira é enfermeira, doula, terapeuta holística,
artista e presidente da Fundação Henrique Gabriel dos Santos.