Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

A religião de Lionel Messi

Futebol não é religião, mas o que os espectadores sentem transcende a experiência humana e torna surreal os efeitos do esporte mais popular do planeta.
Publicado em 19 de dezembro de 2022
por Kássio Kran
Lionel Messi
Lionel Messi (Foto: Reprodução/FIFA)

Futebol não é religião, mas o que os espectadores sentem transcende a experiência humana e torna surreal os efeitos do esporte mais popular do planeta dando-lhe ares de sobrenatural em alguns aspectos inclusive no quesito influência política e social. Apelidos como “mago” ou “bruxo” dados a Valdivia e Ronaldinho respectivamente, ambos aposentados dos gramados dá ao futebol um espectro místico.

Eles aliás assim como outros monstros do futebol são tidos como ídolos, verdadeiras entidades que personificam a identidade de suas torcidas ao vestirem os mantos sagrados de seus times. Se fosse religião seria pagã e politeísta. Quem não lembra do São Marcos? Taffarel e suas defesas milagrosas? Garrincha era chamado de “anjo das pernas tortas” e teve até o Edílson Capetinha.

O sincretismo religioso fundido ao futebol é real e manda sinais a cada partida. É comum jogadores fazerem o sinal da cruz, agradecerem a Deus em primeiro lugar após as vitórias e dizerem que tudo está nas mãos de Deus e que Ele sabe o que faz, sempre quando termina com alguma derrota. A religiosidade está no futebol. Torcedores com paixão absoluta defendendo as cores e a filosofia de seus clubes até a morte. Fanatismo. Pelé é considerado rei e Diego Armando Maradona é deus.

Igreja Maradoniana

Durante a Copa da França de 1998 uma ideia estava em curso e foi implementada naquele mesmo ano: a Igreja Maradoniana, na cidade de Rosário na Argentina e desde então vem conquistando devotos pelo mundo todo, com rituais de batismo e tudo mais, já tendo número considerável de fiéis na Espanha, México e claro na terra natal de Maradona, que é chamado de D10S, em referência a palavra Dios (deus em espanhol) associado ao número de sua tradicional camiseta em tempos de jogador.

Com traços cristãos, seus adoradores comemoram o Natal em 30 de outubro, data de aniversário de Armando e armaram até um novo calendário que estabelece o período antes de Diego (a. D.) e depois de Diego (d. D.). Parece brincadeira, mas a fé é tão grande que existem orações específicas semelhantes ao Pai Nosso que citam nomes brasileiros como João Havelange como demônio.

Se veneram Dieguito pelo seu bom futebol espera-se que seja feito o mesmo por Lionel Messi, considerado por muitos críticos, melhor que Maradona ou pelo menos no mesmo nível. Melhor do mundo por 6 vezes, melhor da Copa 2022 da qual foi campeão e ainda com recordes construídos ao longo de toda a competição.

Na entrega da taça, o capitão da seleção argentina foi convidado e se vestir com um traje típico, um acessório usado pela realeza árabe, uma espécie de capa bordada com fios de ouro dando-lhe buenos aires de herói. O rei do Catar, país da Copa, talvez não soubesse, mas dar aquele manto de presente a Messi coroaria o atleta e elevaria seu status ao de santidade e se o alto clero da Igreja Maradoniana não o reconhecer como salvador ou mesmo negar a ele um lugar de santo em seu altar, Messi é digno de ter sua própria denominação religiosa futebolística, o Messianismo.

Ficha Técnica

Texto: Kássio Kran
Foto: FIFA

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro e anti-robôs para evitar ataques em massa.

Entre as novas modalidades de atendimento disponíveis estão terapias como: Psicologia, Acupuntura, Cone-Hindu e Ventosaterapia.
A extensão do congestionamento ocasionado por esse ato foi de pouco mais de 8km em ambos os sentidos da via.
Outros técnicos europeus também estão na disputa pelo comando da seleção do Brasil, confira quais são os nomes.

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: