Vindo de muitas crises em anos anteriores, desde 2021 de forma sequenciada o Rio de Janeiro marcou presença em todas as finais do maior torneio da América do Sul, a Copa Libertadores, com o título sendo faturado por clubes cariocas nas últimas 4 edições: em 2022 deu Flamengo, em 2023 foi a vez do Fluminense, no ano seguinte, 2024 o glorioso Botafogo e no ano corrente, 2025, novamente o Rubro Negro, mostrando um domínio das agremiações do Rio, mostrando força em nível continental.
Leia agora: A sombra de um trauma no MorumBis
Essa marca de 4 títulos seguidos irem para uma mesma cidade é inédita no Brasil, tendo acontecido antes, uma única vez com Avellaneda, da Argentina, todos do Independiente entre 1972 e 1975. A diferença é que no caso do Rio, os taças foram para times diferentes, mostrando que a força é da cidade e do Estado e não apenas das instituições futebolísticas. Merecido diante de toda a dureza do dia a dia do povo carioca.
Leia agora: O peso do primeiro gol: uma análise dos gols do Brasileirão de 2014 a 2022
Com isso o futebol carioca se consolida como o mais forte do Brasil no últimos anos, depois de iminências de fracasso e até mesmo de falência, deixando os times de São Paulo que detinham até poucas temporadas atrás a supremacia, para trás, vendo-os pelo retrovisor, como uma espécie de renascimento. Mas historicamente vale lembrar que essas trocas de posição no cenário de disputa entre estados, é normal, especialmente no eixo RJ-SP, desde a década de 80, pelo menos.
Leia agora: Finalmente campeã, a Ponte Preta é a ponte que liga o Brasil
Cabe ainda dizer que nas duas últimas disputas do Campeonato Brasileiro, times da Cidade Maravilhosa terminaram a competição em primeiro lugar, casos do Botafogo em 2024 e em 2025, o Flamengo. Em 2023 e 2022, um time paulista levou a melhor, o Palmeiras, mas não chegou a final da Libertadores, como os campões de origem carioca, tornando ainda mais palpável a superioridade.
Leia agora: Gabigol levanta dúvidas enquanto Flamengo é certeza e certeiro
Bom, mas e o Vasco? Chegou a final da Copa do Brasil em 2025, mas quem levou foi o Corinthians Paulista. Em 2024, o Urubu conquistou o primeiro lugar contra o Atlético Mineiro, única edição que não estava inteiramente no eixo RJ-SP. Em 2023 foi a vez de um time de São Paulo, o São Paulo e em 2022 o Flamengo superou o Timão, evidenciando a realidade deste equilíbrio interestadual.
Leia agora: Juquinha Music inauguram o Cantinho do Mengão Carlos Cebolinha em Ceres
Kássio Kran é psicólogo, palestrante e terapeuta,
fundador do Instituto Ubuntu e da Fundação Henrique Gabriel dos Santos.
Atualmente é CEO do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística
