A Prefeitura Municipal de Rialma está dando iniciativa a um trabalho inédito e inovador graças a abertura do prefeito Fred Vidigal e o empenho da Secretária Municipal de Saúde Kenia Naiva juntamente com toda sua equipe em especial a enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Laís Cordeiro. Trata-se da oferta de atendimentos em terapias holísticas e práticas integrativas e complementares (PICS) em toda rede pública.
Assista a entrevista na Rádio Legal FM sobre a novidade
O projeto visa oferecer 10 tipos de terapias em todas as 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no CAPS São Miguel. Os usuários do SUS devem procurar a unidade de saúde que representa ele e sua família e agendar seu atendimento nas seguintes modalidades: Acupuntura, Ventosa, Auriculo, Reiki, Ozonioterapia, Hipnoterapia (Hipnose), Cone Hindu, Massoterapia, Reflexoterapia (massagem nos pés), Meditação e Doulagem.
Leia agora: COREN-GO cria Comissão de Práticas Integrativas e Complementares com apoio do PASH
Todas essas práticas são reconhecidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde e comprovadamente garantem um benefício já a curto prazo, mas muito profundo com o uso constante das técnicas, promovendo tanto o bem-estar físico como o emocional, auxiliando no tratamento de diversas doenças.
Leia agora: Entenda como as terapias podem ajudar no tratamento de doenças e combate á dengue
Com profissionais habilitados e especializados, os atendimentos são realizados pela equipe do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística, que é o primeiro plano de saúde holística do Brasil que tem como missão democratizar o acesso as terapias, para que todos tenham a oportunidade de desfrutar do melhor que as elas podem oferecer.
Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística que oferece terapias pelo SUS em Rialma
Rialma se destaca por ser a primeira cidade no Brasil a realizar esse tipo de oferta de serviço gratuito a toda a população, portanto pioneira de algo que poderá ser expandido para todo o território nacional, uma vez que o projeto piloto conta com o apoio direto do deputado federal Rubens Otoni e de outras pessoas importantes que representam instituições específicas no Governo Federal.
Leia agora: Rubens Otoni em visita a Ceres e Rialma
Marta R. é Terapeuta Holística
nascida na Bahia é embaixadora do PASH no Nordeste.
PASH é Plano Assistencial em Saúde Holística, o primeiro do ramo no Brasil