OAgregador
6 anos
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

Regulamentação da Acupuntura no Brasil

O PL 5983/2019 foi aprovado no Senado em 16 de dezembro de 2025 e segue para sanção presidencial, consolidando a regulamentação da acupuntura
Publicado em 30 de dezembro de 2025
por Joaquim Alcides

Brasília, 30 de dezembro de 2025 – O PL 5983/2019, de autoria do deputado Celso Russomano (PP – SP), relatado pela senadora Teresa Leitão (PT – PE) foi aprovado no Senado em 16 de dezembro de 2025 e segue para sanção presidencial, consolidando a regulamentação da acupuntura, prevendo atuação para graduados, profissionais de saúde com título de especialista, técnicos em acupuntura e terapeutas que possam comprovar 5 anos de prática ininterrupta antes da promulgação da lei.

Leia agora: O que são Práticas Integrativas e Complementares?

Garante também o uso de técnicas isoladas por outros profissionais da saúde com cursos específicos, sob aprovação dos conselhos profissionais correspondentes, que ficarão responsáveis pela fiscalização das práticas, além dos órgão ligados a Vigilância Sanitária, ao menos até a fundamentação de um conselho próprio e toda a rede de sistemas institucionais em torno da nova profissão, que existe no Oriente há pelo menos 3 mil anos, uma vez que é oriunda da Medicina Chinesa, de onde surge também técnicas específicas tais quais a ventosaterapia e a auriculoterapia, por exemplo.

Leia agora: Congresso Internacional reúne os principais nomes da Medicina Chinesa

A aprovação do projeto também representa um passo fundamental para garantir segurança jurídica aos profissionais e à população. A ausência de uma legislação específica vinha gerando disputas e questionamentos no Judiciário sobre a legalidade da prática da acupuntura por diferentes categorias profissionais, criando insegurança tanto para quem presta o cuidado quanto para quem o recebe.

Leia agora: Projeto de Lei regulamenta profissão de Doula

O Conselho Federal de Medicina (CFM), que reconhece a acupuntura como especialidade desde 1995, defendia que a acupuntura é um ato médico por envolver diagnóstico e técnicas invasivas, enquanto outros conselhos lutaram pela inclusão de suas categorias, como o de Enfermagem, por exemplo e agora com essa alteração, haverá facilidade para a ampliação ao acesso da população à terapia através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Leia agora: COREN-GO cria Comissão de Práticas Integrativas e Complementares

Esta nova situação contribui para ampliar a popularização e o acesso da população às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e portanto podem fomentar novas regulamentações além do financiamento da Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPICS) e com isso favorecer iniciativas públicas e privadas, como o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística, o primeiro plano e saúde exclusivo de terapias no Brasil, que oferece acupuntura e suas técnicas em todo território nacional.

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística


Joaquim Alcides é um filho de Ceres, seus pais foram pioneiros,
atualmente reside no estado do Mato Grosso,
é professor e Doutor em Sociologia e colaborador deste portal

Mais lidas

Como lidar com os sentimentos estranhos e desconfortáveis de fim de ano
2 Dezembrite, a pressão por felicidade no fim de ano que intensifica sofrimento emocional
Repercussão do caso da ponte de Ceres
Papai Noel é flagrado vendendo pipoca em parque
Desse jogo ninguém sai ganhando

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Greg
Redação: Kássio Kran
Imagem: Raisa Ferreira

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

São 71 anos de muita história. Uma homenagem do Ceresino. Feliz aniversário sua linda!
Plebe Rude é uma das mais icônicas do rock nacional. André X se destaca pela guitarra mas também por sempre exibir camisetas temáticas
Será que quem faz o primeiro gol tem mesmo mais chances de levar a vitória? Vamos analisar essa questão e descobrir se ela se aplica ao nosso Brasileirão

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: