Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Este conteúdo é um repost de

Bombeiros resgatam tamanduá-bandeira com patas queimadas em Rianápolis

Animal, provavelmente, é um macho adulto, que pesa em entre 50 e 60 quilos.
Publicado em 13 de setembro de 2021
por Larissa Feitosa (Mais Goiás)
Bombeiros resgatam tamanduá-bandeira com patas queimadas em fábrica de Rianápolis
Bombeiros resgatam tamanduá-bandeira com patas queimadas em fábrica de Rianápolis (Foto: Divulgação – Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros resgatou um tamanduá-bandeira em uma fábrica de cerâmica em Rianápolis, cidade situada no centro do estado de Goiás, na tarde deste domingo (12). Segundo os militares, o animal estava com as duas patas dianteiras queimadas.

O resgate aconteceu por volta das 15h, depois que um funcionário da fábrica encontrou o tamanduá. Segundo a equipe dos bombeiros, acredita-se que o animal tenha fugido de alguma queimada próxima e, por isso, estava na região urbana da cidade.

Ao Mais Goiás o subtenente Wellington Rodrigues disse que o animal, provavelmente, é um macho adulto, que pesa em entre 50 e 60 quilos. Segundo Wellington, as queimaduras não eram tão graves, pois não o impediram de tentar caminhar e lutar contra o resgate.

“Ele deu um trabalhinho para capturar, porque ficam agitados por conta de toda movimentação, mas não é um bicho agressivo não. Depois que capturamos é que vimos que as patas estavam queimadas. Ele era tão forte que arrebentou a gaiola e saiu, até nos assustamos! Mas, deixamos ele solto no nosso quartel e ele está bem, até comeu algumas formigas”, detalhou o subtenente.

Caso de tamanduá-bandeira com patas queimadas ainda deverá ser avaliado

De acordo com o militar, o procedimento padrão é que um veterinário avalie o animal e, caso esteja tudo bem, ele volte a ser solto na natureza, em uma mata próxima da cidade, ou mesmo, de onde acredita-se que o bicho tenha saído.

Bombeiros resgatam tamanduá-bandeira com patas queimadas em fábrica de Rianápolis
Animal, provavelmente, é um macho adulto, que pesa em entre 50 e 60 quilos (Foto: Divulgação – Bombeiros)

No caso deste tamanduá, os bombeiros contaram com o apoio da Secretaria Municipal do Meio ambiente de Rianápolis. O órgão irá avaliar se o animal poderá ser solto de volta na mata de onde supostamente saiu, ou se precisará de tratamento no Centro de tratamento de animais silvestres (CETAS), em Goiânia.

A reportagem procurou a Secretaria, mas, até o momento da publicação da reportagem, não obteve retorno. Ainda segundo os bombeiros, a orientação à população é que caso encontre qualquer animal silvestre, que acione a corporação.

Tamanduá bandeira é um animal ameaçado de extinção

De acordo com a ONG WWF-Brasil, o tamanduá-bandeira está adaptado para viver em ambientes variados e pode caçar durante o dia ou a noite, dependendo da temperatura e das chuvas.

Segundo o órgão, o animal era encontrado em todos os estados brasileiros, mas, atualmente, está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Bombeiros resgatam tamanduá-bandeira com patas queimadas em fábrica de Rianápolis
Tamanduá bandeira é um animal ameaçado de extinção (Foto: Divulgação – Bombeiros)

“A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção”, informou.

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Essa carta apócrifa foi encontrada num arquivo em Goiânia e faz parte de um estudo de doutorado.
Diferente de ontem (31), o movimento de hoje, foi ordeiro e pacífico, se concentrando apenas na lateral da pista.
Nova comissão debateu sobre o fomento e desenvolvimento das PICS, nas atividades de enfermagem, propondo caminhar junto aos enfermeiros

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: