Começou essa semana as sessões na Câmara de Vereadores e fui ver a atuação dos feras do baile, com uma atenção especial para a vereadora Juliana, que me chamou a atenção no final do ano passado ao se candidatar ao cargo de presidente da Casa de Leis em Ceres. Uma iniciativa ousada que realçou seu talento político e deu um sobressalto a sua liderança.
Leia agora: Perfil das candidaturas a vereadores em Ceres
Pois bem, fui ver as sessões pelo YouTube e não estava enganado em ganhar algum tempo vendo as sessões e observá-la, pois me convenci que se trata realmente de uma liderança altamente representativa, de qualidade e com um enorme potencial. Sua fala é estruturada em “evidência x negligência”, como na denúncia no caso da piscina pública que ela fez na segunda sessão.
Leia agora: Emendas pix em Ceres
Ela utiliza a lógica da transparência para confrontar a gestão, demonstrando um perfil de fiscalização ativa e corajosa. Juliana possui uma capacidade singular de transformar um problema de infraestrutura (a piscina) em um risco à saúde pública (dengue) e em um símbolo de má gestão financeira, demonstrando que domina a retórica e sabe criar narrativas, pois trouxe ao debate um ponto alto de comunicação nas sessões, dominando o debate nas três sessões, atraindo a atenção e mantendo sob sua órbita os temas mais relevantes e de peso com foco no cidadão, enquanto a maioria dos vereadores cuecões manteve foco em questões relacionadas ao patrimônio e infraestrutura da cidade.
A última mulher que se notabilizou na Câmara foi alçada a vice-prefeita e depois foi prefeita. Num passado mais remoto, tivemos uma outra mulher que foi deputada. A primeira teve um partido forte como retaguarda e a segunda tinha o marido; mas, e a Juliana? Quem poderá dar suporte e abraçar seus projetos? (além do povo, é claro). Precipitação, exagero ou promessa, cogitar a possibilidade da vereadora Juliana de se firmar no cenário político ceresino como uma liderança feminina com potencial para suceder o prefeito Edmário?
Leia agora: Edmário, destaque nacional
Olha, estou gostando de ver a atuação dela e se ela combinar direitinho com os russos, pode ir longe. Gostando de ver! Boa sorte Juliana! Há tempos não via uma liderança orgânica assim, se destacando no cenário político ceresino. Pelo que aparenta, ela é o puro suco de renovação na cidade. E lideranças assim, só aparece de décadas em décadas. Que não seja apenas mais um rostinho bonito que passa pela Câmara. Desejo sucesso a nossa representante.
Leia agora: Uma luz para a esquerda ceresina
Mais lidas
1 O Caso Daiane, completo
2 Plano de Saúde abre novo credenciamento para acupunturistas em todo Brasil
3 A dinâmica do crime no Caso Daiane
4 O desfecho do Caso Daiane
5 A Ponte caiu
Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística
Ceresino é jornalista e historiador popular, apaixonado por Ceres
e um colaborador do portal O Agregador
