Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Conteúdo original

Mais informações sobre o cancelamento do show de Léo Santana em Ceres

Segundo nota da organização, Léo Santana ficou descontente com o desdém do público que deixou de comparecer ao evento.
Publicado em 20 de agosto de 2022
por Greg

Na última sexta-feira (19) houve bastante confusão devido ao cancelamento do show do artista Léo Santana, que se apresentaria no Onda Boa Festival no Parque de Exposições Agropecuárias de Ceres.

A equipe do OAgregador está acompanhando toda a situação em tempo real para trazer mais informações sobre o ocorrido e sobre o que ainda está por vir nessa polêmica. E durante a apuração dos fatos, e em conversa com diversas pessoas que se fizeram presente, novas informações surgiram.

Baixa de público

Em nota divulgada pela organização do evento em seu perfil oficial no Instagram, o motivo do cancelamento da apresentação de Léo foi o descontentamento do artista com o desdém do público em relação à aceitação do seu nome artístico na região.

Segundo apuração da equipe, o público presente no evento foi em torno de 500 pessoas. Um número 87% menor do que estimado pela organização, que esperava em torno de 4.000 pagantes segundo informações que constam no site Balada APP.

Sabe-se ainda que Léo Santana fez seu check-in no Dom Antônio Hotel em Ceres por volta das 17h do dia 19, onde foi abordado por 3 ou 4 fãs que pediam fotos. Já nesse momento o artista teria demonstrado insatisfação, talvez porque imaginava um fluxo maior de fãs para recebê-lo no hotel, e, segundo testemunhas, dentro do hotel haveria ocorrido uma confusão entre produção do artista e organizadores do evento.

Equipe do cantor Léo Santana embarcando no ônibus para seguir para Belo Horizonte. (Foto: OAgregador)
Equipe do cantor Léo Santana embarcando no ônibus para seguir para Belo Horizonte. (Foto: OAgregador)

Por outro lado, a empresa Salvador Produções, apenas informou em nota que o cancelamento se deu devido ao não cumprimento das cláusulas contratuais. Agora fica a dúvida se em uma das cláusulas deste contrato previa regras de limite mínimo de público, ou se devido ao fato de as vendas antecipadas de tickets não serem significantes, o contratante não conseguiu quitar o valor total do cachê artístico.

Correria no local do evento

O OA conversou com algumas testemunhas que se encontravam nos bastidores do palco quando os primeiros boatos de cancelamento começaram a surgir.

Segundo fontes, um caminhão baú da produção de Léo já estava encostado no palco para a realização da montagem do complemento da estrutura de cenário, quando o motorista do caminhão recebeu uma ligação dizendo que era para desmontar tudo e ir embora, já que o show já havia sido oficialmente cancelado. Neste momento, conforme a cronologia do caso, a equipe e o Léo Santana já estavam na estrada a caminho de Belo Horizonte, onde o cantor se apresenta hoje (20).

Neste momento, muita tensão tomou conta dos presentes, principalmente da equipe técnica e pessoas que negociaram terreno no evento para venda de produtos como comidas e bebidas. Tanto que no meio dos boatos, a equipe de som começou imediatamente a guardar os equipamentos mais frágeis e descer o P.A do evento para evitar maiores prejuízos, já que muitos deles alegaram não terem recebido o valor total dos contratos de aluguel pela organização. O medo dos presentes era de se repetir uma situação ocorrida na cidade de Barro Alto, Goiás, onde o show do cantor Amado Batista foi cancelado de última hora e o público descontente começou a vandalizar a estrutura do local. Nesta ocasião, presentes incendiaram equipamentos de som e iluminação trazendo um prejuízo para as empresas contratadas em torno de 1 milhão de reais.

Correria em local do show de Léo Santana em Ceres. (Vídeo: OAgregador)

A redação do OAgregador se solidariza com os profissionais que atuam na execução de eventos. Uma classe que foi a primeira a parar durante a pandemia de COVID-19 e a última que retornou às suas atividades. Destacamos ainda o respeito do público presente em não transformar seu descontentamento em violência, tendo em vista que o prejuízo dessas ações seriam arcados pelas empresas contratadas e não pelo contratante que é o principal responsável pelo ocorrido.

Apesar da tensão, não houve violência por parte do público.

A receita falha

Há anos a cidade de Ceres é uma das referências na execução de grandes shows realizados pela iniciativa privada. A grande maioria desses eventos foram projetados por produtores locais, que tem anos de experiência e conhecimento do público da região.

Dá se a entender que os realizadores do Onda Boa Festival cometeram alguns erros de principiante ao não realizarem uma boa pesquisa e análise da influência do artista na região, tendo em vista que se os devidos estudos tivessem sido executados, poderiam ter previsto o que foi um fracasso de vendas e aceitação de público no Vale do São Patrício.

Outros fatores poderiam ter contribuído para este problema. O primeiro desses fatores é a data escolhida. O evento foi agendado para o dia 19 de Agosto, sexta-feira, onde a agenda dos artistas se torna consideravelmente mais cara por ser final de semana. Além disso, a data escolhida fica em meio a vários outros eventos, principalmente Pecuárias em cidades próximas, que é uma das principais culturas de lazer do povo interiorano. Cabe frisar que a maioria dos eventos de pecuária no ano de 2022 estão sendo realizados com portaria aberta, ou seja, entrada franca, o que pesa muito na decisão do público de pagar por um ingresso de show.

Um ponto atenuante nesta receita é justamente o valor pago pelo cachê de um único artista. Neste festival, havia sido divulgado além da apresentação de Léo Santana, os shows de Rafa Laranja e Dyogo & Deluca, mas acabou que nenhum deles se apresentou. Conforme apurado por informações dos bastidores, o valor pago pelo contrato apenas do show de Léo Santana foi em torno de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), fora os custos de passagens aéreas, translado, hospedagem e alimentação da equipe.

Com isso, estimamos um prejuízo total para os organizadores do evento que beira a casa dos R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

A artista Rafa Laranja se solidarizou com os fãs e publicou declarações em seu perfil oficial no Instagram. Já os artistas Dyogo & Deluca não se posicionaram oficialmente até o momento.

Rafa Laranja esclarecendo sobre show cancelado em Ceres, Goiás. (Vídeo: Reprodução/Instagram)

Próximos eventos

Apesar de toda essa polêmica, os cidadãos de Ceres estão aguardando o início das comemorações dos 69 anos de emancipação política, onde além de outros eventos, serão realizados shows gratuitos a partir do dia 01 de Setembro no Parque de Exposições Agropecuárias, além de rodeio show.

A cidade de Ceres recebe no próximo mês, shows com os artistas: Hungria, Henry Freitas, Israel Novaes, Larissa Lahw e Guilherme e Santiago.

Nossa equipe segue no aguardo das respostas da organização do Onda Boa Festival, da empresa Salvador Produções, do artista Léo Santana e do site Balada APP.

Acompanhe OAgregador na sua rede social favorita e saiba a continuação dessa história:

OAgregador no Instagram
OAgregador no Facebook
OAgregador no Twitter

Ficha Técnica

Texto: Greg

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro e anti-robôs para evitar ataques em massa.

Segundo a nota publicada, a virtude do cancelamento dá-se devido ao “descumprimento de cláusulas contratuais pela empresa contratante”.
Dirceu Lopes foi um grande jogador de carreira internacional, que mereceria um verbete na Wikipédia. Nascido em Minas Gerais, escolheu Ceres para ser sua terra do coração.
As definições das pré candidaturas a uma cadeira na Alego estão se definindo a passos lentos. No caso de Ceres, pelo que parece, há pouca movimentação.

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: