Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Este conteúdo é um repost de

Saúde de Ceres e a política

Seria exagero insinuar que Ceres é um principado da oligarquia médica?
Publicado em 28 de março de 2024
por Ceresino
Dados da Saúde de Ceres (Imagem: O Agregador/Ceresino)

Leia agora: A relação do time do Ceres com a política

Fiz um levantamento com dados obtidos do DATASUS (Ministério da Saúde) com relação aos números de Autorização de Internações Hospitalares (AIH) destinadas à Ceres pagas com dinheiro público, relativas ao período de 2017 a 2023, com objetivo para comparar quantas internações ocorreram na gestão do atual prefeito Edmário Barbosa e do ex-prefeito Rafaell Melo.

Fiz um recorte bem específico, para saber a quantidade de dinheiro público destinada ao Hospital Ortopédico de Ceres, pois isso ajuda a entender porque esse estabelecimento é o queridinho dos políticos que estão no poder.

Em 2023, na gestão Edmário, houve 81.904 internações, destas 47.160 ficaram concentradas no Hospital Ortopédico, ou seja, mais da metade foi abocanhada por apenas um hospital. E em valores, o que isso significa? Significa que dos 7 milhões investidos em internações (AIH), mais de 5 milhões foram parar na conta bancária daquele hospital particular.

No ano anterior (2022), os valores totais de internações em Ceres totalizaram 4,7 milhões, destes 2,4 milhões foram para o Hospital Ortopédico. Ou seja, de um ano para o outro, houve um salto, uma injeção de 44% a mais com relação aos valores do ano anterior para aquele hospital.

É muito fofo essa discrepância!

Um detalhe curioso é que na gestão da Inês (e da Janaina), houve uma redução gradativa nos números de internações encaminhada àquele hospital particular que caiu de 26 mil internações no primeiro ano (2013) para cerca de 24 mil em 2016 ao mesmo tempo que aumentava as internações no Hospital Pio X, de 46 mil em 2013 para 49 mil em 2015. Talvez isso ajude a explicar o conjunto de fatores que contribuíram para a inviabilização da candidatura à reeleição da dama de vermelho.

Leia agora: Realizado em Ceres, cerimônia em apoio ao Hospital São Pio X

No caso do ex-prefeito Rafaell Melo também houve uma redução no número de internações autorizadas para aquele hospital particular, ou seja, em 2019 foram 41 mil internações, enquanto em 2020 foi reduzido para 32 mil internações.

Para refletir: Podemos interpretar que o prefeito que reduziu internações e consequentemente verbas para aquele hospital, perdeu a eleição?! Seria correto afirmar que quem morde uma fatia tão grande do orçamento público tem poderes para determinar os destinos políticos e eleitorais da cidade?

Seria exagero insinuar que Ceres é um principado da oligarquia médica?
A obra de Zé Inácio Gillotin faz uma falta danada em determinados momentos da história…

Leia agora: Cultura em Ceres: Uma peça política em cartaz


Ceresino é jornalista e historiador popular, apaixonado por Ceres
e um colaborador do portal O Agregador

Ficha Técnica

Editor Chefe: Rafaela Prado
Supervisão: Greg
Redação: Joaquim Alcides

(Foto em destaque publicada com respeito ao Direito de Imagem)

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

O apoio ao esporte e em especial ao futebol, historicamente tanto em Ceres quanto em Rialma, só prospera se tiver a mão do prefeito.
Nascido em Três Corações – MG, iniciou sua carreira aos 13 anos. Pelé atuou em meio a momentos históricos para o Brasil e para o mundo.
Ceres no Tempo: Há exatamente 10 anos um fato inusitado aconteceu em nossa cidade

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: