Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

Entenda como as terapias holísticas podem ajudar no tratamento e combate á dengue

Vem conhecer mais sobre o assunto e entender como as terapias holísticas podem te ajudar no tratamento, prevenção e combate à dengue
Publicado em 2 de abril de 2024
por Lia Muniz
Terapeuta de ventosa usando uniforme branco, aplicando terapia no paciente deitado na maca sem camisa
Ventosaterapia sendo aplicada no cliente (Foto: O Agregador/Instituto Ubuntu)

O cenário epidemiológico da dengue neste ano de 2024 é preocupante, segundo o Ministério da Saúde (MS), já são mais de 1.289.900 casos no país e isso têm deixado a população aflita, então, vem conhecer mais sobre o assunto e entender como as terapias holísticas podem te ajudar no tratamento, prevenção e combate à dengue.

A dengue é uma doença infecciosa, provocada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. A doença pode se manifestar de forma benigna ou grave e os sintomas podem variar entre: Febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, manchas vermelhas na pele, náuseas, entre outros.

Não há um tratamento específico para o combate ao vírus no organismo, o tratamento consiste em hidratação, repouso e amenizar os sintomas. Quando falamos em amenizar os sintomas, as terapias holísticas são ferramentas naturais e eficazes para o combate dos sintomas e para trazer bem-estar.

Terapias holísticas são tratamentos em saúde que têm como base uma visão integral do ser humano, olhando o ser humano como um todo, e não somente o problema apresentado. O terapeuta irá buscar a raiz do problema e não simplesmente paliar os sintomas.

Aqui no Brasil, pelo SUS, são reconhecidas como PICs, Práticas Integrativas e Complementares, e tem como origem outras racionalidades médicas, ou seja, outras formas de se fazer medicina, como exemplo, a medicina tradicional chinesa.

Leia agora: COREN-GO cria Comissão de Práticas Integrativas e Complementares

Um estudo realizado em 2019 constatou benefícios do uso da fitoterapia, auriculoterapia e massoterapia no alívio das dores em quadros de dengue e chikungunya. A acupuntura é apontada como um ótimo tratamento para a febre, manchas na pele e astenia. A ventosaterapia, promove o relaxamento, alívio de dores musculares e dores articulares. Um estudo publicado em 2016 nos mostrou os benefícios da homeopatia no tratamento e prevenção da dengue.

Leia agora: Realizado em 2019 o I Simpósio Goiano de Terapias Holísticas

São diversas as terapias que podem ser usadas para a recuperação da saúde em quadros de dengue, promovendo um bem-estar físico e mental, melhorando a imunidade e proporcionando qualidade de vida.

De um modo geral, são indicadas a todo o público, sem muitas contraindicações, mas é sempre importante buscar um bom terapeuta e passar por uma avaliação, para saber o que é melhor para você, dentro das suas próprias particularidades.

Destaca-se aqui, o PASH (Plano Assistencial em Saúde Holística), o primeiro plano de saúde holística do Brasil, que veio para democratizar o acesso as terapias, para que todos tenham a oportunidade de desfrutar do melhor que as terapias holísticas podem oferecer.

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística. O primeiro plano de saúde holística do Brasil

Quando falamos em prevenção e combate à dengue, ressalta-se a fitoterapia e a aromaterapia. Plantas medicinais como a citronela e o cravo da índia são ótimos repelentes naturais para afastar os mosquitos vetores da doença.  Tais plantas podem ser usadas em banhos terapêuticos ou em preparações terapêuticas, a recomendação e o uso, podem ser orientados por um profissional da área.

Leia agora: PASH realiza atendimentos na Agro Centro-Oeste Familiar

Ao usar preparações fitoterápicas, busque sempre produtos de qualidade. Destacamos aqui, os produtos fabricados no interior goiano, pela empresa LiveAloe, produtos naturais, de boa qualidade e terapêuticos que podem auxiliar na prevenção dos mosquitos, com repelentes naturais a base de plantas medicinais e também auxiliar no alívio dos sintomas, através dos óleos essenciais.

As terapias holísticas podem te ajudar na prevenção, combate e tratamento da dengue, e muito além da dengue, vão cuidar de você como um todo, com um olhar holístico e integral, promovendo qualidade de vida, cura e bem-estar. Diversas modalidades poderão inclusive ser ofertadas em Rialma de maneira gratuita através de um projeto em parceria com a prefeitura da cidade, um passo a mais, para o combate a prevenção a dengue.

Leia agora: PASH realiza atendimentos gratuitos em Rialma


Lia Muniz é enfermeira obstétrica, doula,
membro da Comissão de Práticas Integrativas em Saúde do COREN-GO
e diretora do PASH, Plano Assistencial em Saúde Holística.

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Rafaela Prado
Redação: Kássio Kran

Parceria: PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Fotos publicadas com respeito ao Direito de Imagem

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Os Cineclubes Goianos apresentam sua programação de março.
Há hospitais filantrópicos por todo o Brasil, como símbolos vivos de resistência da saúde pública de qualidade, na defesa do SUS.
As definições das pré candidaturas a uma cadeira na Alego estão se definindo a passos lentos. No caso de Ceres, pelo que parece, há pouca movimentação.

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

cropped-oa-icon.png

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: