Na última segunda-feira, dia 06 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – ALEGO, a pedido de seu presidente Bruno Peixoto (UB) realizou cerimônia em homenagem ao cineclubistas em atuação pelo território goiano, contando com a presença de André Luiz, ativista cultural presidente da Fundação Sinergia, Eudaldo Guimarães, um dos fundadores do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, Noé Luiz da Mota, fundador da Catedral das Artes e Franscisco Lillo, presidente da União Goiana de Cineclubes.
Leia agora nossa coluna sobre cineclubismo, com textos de Francisco Lillo
Cineclubes são associações que visam discutir a sociedade em seus mais diversos segmentos a partir do cinema, estabelecendo para isso, um espaço democrático e educativo, sem finalidade lucrativa, mas que fomente a produção audiovisual. Ceres conta com o Cine Clube Zion, fundado em 2019 dentro do Instituto Ubuntu através da Fundação Henrique Gabriel dos Santos, que conta desde 2021 com o apoio institucional da Gerência Municipal de Esporte e Cultura de Ceres, que tem Mosair Jacob como gestor.
Clique e conheça o trabalho do Cine Clube Zion
Em consequência desse apoio e fomento ao cineclubismo em Ceres, Mosair Jacob foi um dos homenageados no evento. Em sua gestão a frente da Gerência Municipal de Esporte e Cultura, além de financiamento de atividades por meio de leis de incentivo a cultura como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, foram realizados diversas mostras de cinema no Centro Cultural de Ceres.
Leia agora: Centro Cultural de Ceres tem sido palco de grandes eventos
Atualmente dois projetos estão em execução: o primeiro deles é o Cine Zion nas Escolas, que consiste em atividades realizadas com alunos da rede municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O segundo é um festival de cinema, o FICS – Festival Internacional de Cinema Social, ambos realizados pela Fundação Henrique Gabriel dos Santos, que tem Raísa Ferreira como presidente, em parceria direta com a Gerência Municipal de Esporte e Cultura.
Leia agora: Festival Internacional de Cinema em Ceres
Outra homenageada da cidade de Ceres, foi Thátilla Vanessa, a artista plástica e educadora conhecida pelo nome artístico de Ninfa Azul, que é uma das fundadoras do Cine Clube Zion em Ceres e que teve imensa importância na construção das atividades desta arte e desta instituição. Atualmente desenvolvendo trabalhos na área da educação infantil, tem se destacado por levar arte e cultura para os alunos da rede pública municipal.
Leia agora: O Hip Hop como ferramenta de transformação na educação, texto de Thátilla Vanessa
O Agregador é um portal que surgiu a partir de Ceres – Goiás
com uma visão abrangente e com a missão de criar e distribuir
conteúdo informativo e de qualidade, desde 2019