Os Cineclubes Goianos apresentam sua programação de março. A Catedral das Artes, coordenada pelo cineclubista e artista plástico Noé Luiz da Mota, realiza o Primeiro Encontro Cineclubista do Estado de Goiás no dia 2, na Rua Campo Verde, 291, no setor Santa Genoveva, em Goiânia. A programação do evento se encontra na página Instagram @ninhoancestral ou @catedraldasartes1. Os interessados podem fazer sua inscrição e acompanhar a programação do projeto do Ninho Ancestral que realiza o Encontro Cineclubista, Oficinas de Cinema e Mostras de Cinema com Cinema Goiano. Inscreva-se e participe das atividades do Projeto aprovado pela Lei Paulo Gustavo.
O Cine Naco de Olhos d’Água realiza nas terças um ciclo de filmes com temática de arte e música. No dia 05 o filme “Miles Davis: Birth of the Cool” de Stanley Nelson, no dia 12, “Amores de Picasso”, dia 19, “Basquiat” de Julian Schnabel e no dia 26 o filme “100 anos de Jazz”. O Cine Naco coordenado pelo cineclubista e economista Eduardo Alonso, se encontra no Centro Cultural Naco e tem uma função de trabalhar com escolar e a comunidade do distrito de Olhos d’Água no município de Alexânia, lugar onde se realiza a tradicional “Feira do Troca”.
O Cineclube Provocação de Caldas Novas, coordenado pela cineclubista e bibliotecária Helena Carvalho, neste mês de homenagem as mulheres, debate o clássico “A Cor Púrpura” de Steven Spielberg, ganhador de diversos prêmios e por sua importante temática sobre os abusos sofrida por Celie, interpretada pela excelente Whoopi Goldberg e que ganhou uma nova versão musicada e atualizada. As sessões de debate do Provocação sempre são acompanhadas por debatedores da cidade de Caldas Novas e que participam nas atividades implementadas pela Biblioteca Municipal Josino Bretas, o famoso Castelinho de Caldas Novas, reforçando a importância da parceria das bibliotecas e os cineclubes no nosso estado.
O Cineclube Imigração coordenado pelo cineclubista e professor Francisco Lillo, realiza o debate do filme “Estado de Sítio” do realizador Greco-franco-uruguaio Constantin Costa-Gavras, realizado no Chile de Allende em 1972, antes do golpe militar no Chile e no Uruguai. O filme será debatido em espanhol por professores que analisam esse período complicado da realidade latino-americana dos golpes militares e os períodos difíceis vividos no nosso continente.
Para finalizar os cineclubes conformado por mulheres realizam uma homenagem pelo Dia internacional da mulher, debatendo temas transcendentais num Estado onde o feminicídio é uma realidade. Os cineclubes responsáveis pelo evento são Cineclube Bandidas coordenado por Cirlene Pereira, Curta Canedo coordenado por Carmelita Gomes e pelo Cineclube Luluzinha coordenado por Kely Carvalho. A programação se realiza na catedral das Artes e os filmes exibidos serão difundidos nas redes sociais dos cineclubes.
Acompanhe a programação nos site dos cineclubes do Estado de Goiás e pela página do CineGoiânia.