Pesquisar

Rádio OA

Conteúdo original

Chuvas em Goiânia preocupam bastante

As chuvas vem assolando a população goianiense fazendo com que órgão públicos adotem medidas de segurança a fim de minimizar riscos
Publicado em 13 de fevereiro de 2026
por A Redação
Alagamento ao lado do Terminal Bandeiras (Foto: OA)

As chuvas vem assolando a população goianiense há muito tempo e neste ano não está nada diferente, com a manutenção dos mesmos problemas de infraestrutura na capital mesmo sob uma nova gestão que prometia mudanças profundas. Por outro lado a Defesa Civil adotou um mecanismo de informe populacional quando o clima e as condições meteorológicas oferecerem riscos.

Leia agora: Em fala infeliz, prefeito de Goiânia ataca classe trabalhadora

Mensagem da Defesa Civil enviada por celular a população em Goiânia (Imagem: OA)

A situação em Goiânia, atual capital de Goiás é tão grave que a Prefeitura do município adotou uma medida mais rígida com relação a segurança da população em dias de muitas chuvas. Desde o domingo, dia 08 de fevereiro, foi adotado um sistema de monitoramento de câmeras em locais mais críticos da capital, com a inserção de cancelas de controle de fluxo de tráfego para evitar situações que podem ser catastróficas, utilizando para tal sensores e inteligência artificial.

Acompanhe a nossa coluna de Inteligência Artificial

CHEIA NA ANTIGA CAPITAL DO ESTADO

Rio Vermelho na Cidade de Goiás este ano (Foto: OA)

A Cidade de Goiás, antiga capital do Estado constantemente é ameaçada pelas cheias anuais no Rio Vermelho, já tendo sido palco de verdadeiras destruições, como a ocorrida em 2001, uma das mais impactantes da história daquele local histórico. Em 2026 as águas transparentes já deram lugar para as barrentas e chegaram a transbordar, mas ainda sem gravidade.

Leia agora: Chuvas em Goiás despertam a atenção

CHEIA NO RIO DAS ALMAS

Ponte do Rio das Almas entre Ceres e Rialma em 25/01/26 (OAgregador)

Imagens registradas por diversos portais de notícias da região do Vale do São Patrício dão conta do aumento gradual e inconstante das águas do Rio das Almas no centro do Estado de Goiás há algumas semanas, gerando contraste com o cenário de baixa enfrentado nos últimos meses, o que tem levado os órgãos competentes junto ás prefeituras de cada cidade a monitorar o comportamento natural do rio.

Leia agora: Trovão de meia hora é registrado por moradores de Ceres e Carmo do Rio Verde

Cabe ressaltar que até o momento não há risco iminente de enchente em nenhuma localidade e a situação segue sob controle, de forma a contribuir para a tranquilização da população. Os municípios de Ceres e Rialma, ligados pelo referido rio historicamente viveram grandes enchentes sobretudo na década de 80, quando o volume das águas foi tanto que chegou a superar a altura da ponte que existia na época.

Leia agora: Animais soltos na GO-480 é rotina

Mas não foi só nos tempos passados que as aguas do rio se impuseram sobre as cidades. Em março de 2018 foi decretado estado de emergência em Ceres depois de as chuvas destruírem 8 pontes, cujos córregos alimentam o Rio das Almas, levando as águas a atingirem diretamente 42 residências, das quais 13 famílias tiveram que ser resgatadas. Na oportunidade em decorrência da gravidade da situação, ministros de estado visitaram o município, garantindo a reconstrução e o reestabelecimento da ordem.

Leia agora: Animais soltos nas ruas de Ceres trazem perigo noturno

Em 2020, 2022 e 2024 também tivemos cheias bem elevadas, que levou famílias em um bairro ribeirinho, a Vila Pedrosa, a se deslocarem de suas casas, porém sem gravidade como ocorrido em 2018, já que nesses períodos não houve chuvas torrenciais, mas sim constantes. Fatos estes que deixam a população sempre atenta na época das chuvas, inclusive em anos pares, pois coincidentemente é quando há mais intensidade de precipitações conforme os registros históricos.

Leia agora: Estátua do padroeiro de Ceres está deformada há anos

ORIGEM DO NOME DO RIO

As águas deste rio nascem em Goiás e desaguam no Maranhão e são cercadas de mística. Pesquisadores dizem em seus estudos que o leito do rio foi palco de disputas, mortes, garimpo e do surgimento de crenças populares como a de canoas que eram vistas navegando sozinhas, alimentada pela origem mitológica do nome da principal cidade da região, Ceres, “deusa do cereais” para os gregos.

Fique por dentro: Notícias sobre Meteorologia

oa
O Agregador é um portal que surgiu a partir de Ceres – Goiás
com uma visão abrangente e com a missão de criar e distribuir
conteúdo informativo e de qualidade, desde 2019

Mais lidas

O Caso Daiane, completo
2 A dinâmica do crime no Caso Daiane
Plano de Saúde abre novo credenciamento para acupunturistas em todo Brasil
O desfecho do Caso Daiane
A Ponte caiu

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Greg
Redação: Kássio Kran
Imagem: OA

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Você sabia que Patrícia Abravanel foi sequestrada? Saiba detalhes sobre esse caso cercado de mistérios aqui
Ministério Público Federal (MPF) apontou irregularidades fazendo com que o setor cultural viva um momento de insegurança
Outros técnicos europeus também estão na disputa pelo comando da seleção do Brasil, confira quais são os nomes.