Considerado o texto mais importante e antigo da Medicina Chinesa, o Huangdi Neijing, ou Clássico do Imperador Amarelo, como é mais conhecida, reúne saberes filosóficos, diagnósticos e terapêuticos que influenciam a prática clínica há muitos milênios. É uma obra fundamental escrita em chinês antigo, que somente os mais dedicados estudiosos conseguem trazer de forma clara o conhecimento contigo.
Leia agora: Congresso Internacional reúne os principais nomes da Medicina Chinesa
Trata-se de um Texto Clássico do Yang Sheng ou Arte de Viver preconizada pelos pensadores sábios da antiguidade chinesa, atribuído ao ancestral, Imperador Amarelo, que vivia e ensinava a Arte de Manutenção da Vida ao modo taoísta. Seus ensinos são extremamente importantes para a construção sólida do conhecimento, em especial da Acupuntura, além de outras modalidades, inclusive plantas medicinais. Mas a grande questão é que a maioria dos formados, conhecem pouco ou quase nada e não dominam o assunto, transmitindo dessa forma, insegurança ao invés de esperança.
Leia agora: Entenda como as terapias podem ajudar no tratamento a dengue
E é com o intuito de promover conhecimento e segurança aos acupunturistas, terapeutas e simpatizantes da área de atuação que o PASH em parceria com Rafael Tognato da Editoria Inserir, referência na publicação e distribuição de obras fundamentais da Medicina Chinesa no Brasil e da Accushop, promovem em uma iniciativa inédita no Brasil, um grupo de estudos voltado ao tema em formato imersivo, com uma proposta de estudar de forma contínua e aprofundada, o conteúdo dessa obra milenar e suas aplicações na realidade contemporânea.
Considera-se para isso que o Clássico do Imperador Amarelo é um livro que serviu e serve para os dias atuais, pois, ensina, orienta a conduta do profissional na clínica diária, fornecendo também as bases para avaliações clínicas gerais e específicas, além de técnicas e procedimentos clínicos para se obter resultados mais eficazes. É portanto uma experiência única e profunda de estudo do Huangdi Neijing – o livro Imperador Amarelo, seguramente a obra clássica mais relevante da Medicina Chinesa.
Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística
Os ensinamentos do Grupo de Estudos do Imperador Amarelo ficarão a cargo do Prof. Dr. Orley Dulcetti Jr., um dos maiores pesquisadores do Huangdi Neijing, no Brasil com renome internacional, com quase 50 anos de experiência clínica e acadêmica, autor e tradutor de diversos livros aplicados em todas as escolas de acupuntura do país.
“O Huangdi Neijing é um guia atemporal
Dr. Orley
de compreensão da saúde.
Quando mergulhamos no texto original
e entendemos sua lógica,
conseguimos enxergar a medicina
de maneira muito mais ampla e integrada”
Dr. Orley Dulcetti é natural de São Paulo com cidadania italiana. Cirurgião-Dentista Especialista em Acupuntura, Profissional Acupunturista, Fitoterapeuta e Homeopata. Mestre em Farmacologia pela USF. Doutor, PhD pela PUC-São Paulo. Sinólogo do pensamento chinês da medicina chinesa. Tradutor chinês clássico, inglês, francês. Pesquisador Independente em Ciências Sociais, Cientista das Religiões (Taoísmo e Confucionismo). Membro da Associação Francesa de Estudos Chineses e da Associação Europeia de Estudos Chineses, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC). Acupunturista clínico e educador, Diretor do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Psicologia.
Clique e siga o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística, no Instagram
Prof. Convidado Honorário da ABA Autor de artigos científicos na área, nos Anais de Congressos no Brasil e no Exterior. Ele ministra seminários na Universidade de Medicina Chinesa em Portugal e na Associação Portuguesa dos Profissionais de Acupuntura. Escreveu vários livros de acupuntura e de Medicina Chinesa. Doutor Honoris Causa de diversas Universidades, inclusive, asiáticas.
Clique e siga o Instagram do Dr. Orley Dulcety Jr.
Os encontros serão virtuais, quinzenalmente e contínuos entre os participantes devidamente matriculados que poderão interagir diretamente com o Dr. Orley e Lia Muniz, diretora do PASH, sigla para Plano Assistencial em Saúde Holística, o primeiro plano de saúde no Brasil que reúne exclusivamente terapias, que tem como meta principal popularizar e democratizar o acesso a essas práticas terapêuticas, entre elas a acupuntura. “Queremos tornar o saber milenar acessível para quem busca se aprofundar com seriedade, fortalecendo a prática clínica baseada em fundamentos originais”, disse ela por ocasião em uma entrevista. As vagas são limitadas e as inscrições feitas pelo WhatsApp.
Faça sua inscrição no Grupo de Estudos do Imperador Amarelo, clicando aqui
Kássio Kran é psicólogo, palestrante e terapeuta,
fundador do Instituto Ubuntu e da Fundação Henrique Gabriel dos Santos.
Atualmente é CEO do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística