O Centro Cultural é o principal palco da cultura de Ceres e nos últimos anos tem sido melhor explorado positivamente do que na última década, recebendo eventos de médio e grande porte, reunindo públicos de diversos segmentos culturais, resgatando o compromisso e a finalidade dessa importante repartição municipal que conta ainda com diversos programas e projetos sociais.
Em 2021 recebeu pela primeira vez uma exposição de artes plásticas e apoia institucionalmente a prática do cineclubismo desde 2022, inédito na região do Vale do São Patrício, ano inclusive em que a Gerência Municipal de Esportes e Cultura através de seu gestor Mosair Jacob conseguiu fomentar projetos individuais de agentes culturais nunca reconhecidos anteriormente através de edital por meio da Lei Aldir Blanc, fato que será repetido nesse ano, mas que já ocorreu também em 2023 através de outra lei de incentivo a cultura, nesse caso a Paulo Gustavo.
Leia agora: Programação de Cineclubes Março de 2024
Apesar desse esforço para tornar possível o avanço das iniciativas culturais ainda há muita dificuldade para a implementação de ações firmes que causem impactos sociais profundos e duradouros, como por exemplo críticas de políticos que deveriam defender a cultura, como o ex-prefeito de Ceres que recentemente declarou em uma rádio local ser contrário a este tipo de investimento, enquanto que o atual prefeito, Edmário ampliou os espaços e o acesso ao receber a classe artística em seu gabinete.
Política não se faz mais como antigamente, hoje é necessário e moral incluir, portanto excluir a classe dos fazedores de cultura é um atentado contra a dignidade humana. Em 2024 já aconteceu um evento inimaginável no Centro Cultural que foi uma batalha de rimas, normalmente marginalizada e não incluída nesse tipo local por ser derivada do movimento Hip Hop.
Leia agora: Batalha do Curumim: Um marco na história do Hip-Hop de Ceres e do Vale do São Patrício
Só em março deste ano o Centro Cultural recebeu 3 grandes eventos. O primeiro deles foi a Semana da Mulher realizada entre os dias 11 e 14. Contou 6 atividades distintas envolvendo saúde, educação e cultura, abrangendo desde rodas de conversa educativas, workshops dos mais variados temas, exposição de artes e apresentações culturais de mais de 20 mulheres ceresinas.
Leia agora: Semana da Mulher no Centro Cultural de Ceres
O segundo grande evento neste mês foi o show Cronovisor do psicólogo Samuca Luna em tributo a Renato Russo cantando e encantando um público de cerca de 200 pessoas com músicas da banda Legião Urbana no dia 16. O terceiro aconteceu na terça dia 19 com uma plateia de cerca de 300 crianças, principalmente das escolas municipais de Ceres, prestigiando o espetáculo infantil Abrakbça de Renan Inquérito, que esteve na cidade também em 2021 para apresentação da Parada Poética aos jovens.
Leia agora: Abrakbça: O espetáculo infantil de Renan Inquérito em Ceres