Marca do OAgregador
Início
Search

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

Cinema: Mostra Especial para crianças em Ceres

Mostra de cinema na Escola Municipal Pequeno Príncipe demonstra a valorização à cultura do cineclubismo e sua importância na educação
Publicado em 2 de dezembro de 2024
por Raísa Ferreira

No dia 13 de Novembro, aconteceu a exposição do FIAS, Mostra Especial para crianças. O FIAS (Festival Interiorano de Artes Sociais) é um festival que reúne artes plásticas, cinema e música. No contexto do cinema, o festival busca valorizar principalmente filmes produzidos por diretores de Ceres e região, valorizando a cultura audiovisual local e nacional.

Leia agora: Festival Internacional de Cinema em Ceres

A mostra foi composta por curtas metragens nacionais, onde foi realizado uma curadoria para que os filmes expostos fossem de acordo com a idade das crianças, obedecendo a Lei de Classificação Indicativa fomentando o desenvolvimento dos pequenos, indo de encontro com a grade escolar.

Leia agora: Renan Inquérito: O Hip Hop como ferramenta de transformação na educação

Dentre os filmes selecionados, o curta-metragem Prejetória, foi o primeiro a ser exposto. O curta foi dirigido e produzido por Raísa Ferreira, artista local da cidade de Ceres, que com sua trajetória no mundo da arte visual e nos movimentos sociais possuiu a oportunidade de colocar em formato de filme, uma caminhada de descobertas.

Leia agora: Pouquíssimos filmes brasileiros nas telonas dos cinemas

O filme em si, conta a história da jovem Keiko que traz a mentalidade interiorana de Goiás, mas que almeja a descoberta de desenvolver suas capacidades e ao adentrar em uma universidade entende que a educação pode levá-la a lugares inimagináveis, porém não será somente a educação universitária a sua potência transformadora, o universo revela as diversas maneiras de se encontrar.

Leia agora: Conhecendo os cineclubes em Goiás

Tudo isso é gerado através da galeria de imagens da jovem, onde é possível acessar suas memórias e entender o que se passa em sua mente, já que a galeria de uma pessoa é um acessório muito particular, um clique de um momento ou a captação de um vídeo, muitas vezes só fará sentindo e valor afetivo para quem captou. O curta contém imagens da infância até a colação de grau de Keiko o que faz do filme um evento atemporal, pois as imagens não foram captadas especificamente para a criação do filme, ele simplesmente flui.

Leia agora: Brincar simbólico e concreto: Diferentes manejos

Outro filme que fez sucesso entre os alunos foi “A piscina de Caíque”, um curta de apenas 15 minutos mas que traz uma lição infinita. Produzido por um diretor goiano, Raphael Gustavo da Silva, no ano de 2017 revela o drama de uma criança pobre e periférica que se vê diante de escolhas delicadas e apesar de anos após a produção do filme ainda é realidade em muitas casas brasileiras.

Leia agora: Festival de Cinema FAVERA promove Encontro de Cineclubes em Goiânia

O intuito de exibição de curtas-metragens produzidos por artistas independentes para as crianças é desenvolver a valorização desse trabalho e despertar no imaginário das crianças a capacidade de criação, além de proporcionar uma diversidade de vivências e reflexões.

Conheça nossa Coluna sobre Cinema

O evento foi desenvolvido pela Fundação Henrique Gabriel dos Santos, que através do Cine Clube Zion torna real o desenvolver humano a partir do cinema.

Saiba mais sobre a Fundação Henrique Gabriel dos Santos e o Cine Clube Zion

 A mostra foi organizada pela artista visual Raísa Ferreira, a educadora em saúde Lia Muniz e a educadora e artista Thátilla Vanessa, que inclusive já está na caminhada da valorização das artes como um todo em especial com os alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Pequeno Príncipe.

Leia agora: A Influência do Hip Hop na Educação: Cultivando o Movimento de Si Mesmo

Esse projeto foi financiado pela Lei Paulo Gustavo e foi acolhido pela Diretora Keyla da Silva Cassimiro, a Coordenadora Maria Elvira Silva e toda equipe gestora da escola, a qual se mostrou aberta para projetos como esse, que vem com o intuito de mostrar que o cinema no âmbito da educação se enquadra como uma estratégia de ensino que se utiliza de uma ferramenta tecnológica, variando as dinâmicas do desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil, elevando o nível de ensino e oportunidade.

Leia agora: Indícios de fraudes na aplicação da Lei Paulo Gustavo


Raísa Ferreira é enfermeira, doula, terapeuta holística,
artista e presidente da Fundação Henrique Gabriel dos Santos.

Ficha Técnica

Editora Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Rafaela Prado
Redação: Kássio Kran

Fotos publicadas com respeito ao Direito de Imagem/Autoria
Créditos: OAgregador

 

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Técnicos estão trabalhando para substituir os fios e o bombeamento será retomado, gradualmente.
O evento que marca esse retorno, foi realizado pela Liga de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia de Ceres (LEGOC)
Só precisa deixar pulsar mais alto sua veia pragmática

Ao decidir navegar pela Rede OAgregador, você confirma que leu e concorda com a nossa Política de Privacidade.

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você:

oa

Não perca
nenhum conteúdo

Siga a rede OAgregador na sua rede social favorita e seja alertado sobre novos conteúdos para você: