Em matéria publicada no dia 02 de setembro deste ano, o portal OAgregador propôs a criação de um pool entre os veículos de imprensa da cidade de Ceres para a realização de um debate entre os candidatos a prefeito no pleito municipal, que acabou acontecendo 24 dias depois da publicação da matéria, sendo um feito histórico, fato indiscutível.
Leia agora: Ceres vai ter debate entre os candidatos a prefeito?
O debate em seu formato, fluidez e organização foi duramente criticado por diversos segmentos locais e especialistas de outras localidades. Formalismo excessivo, ausência de dinamismo, condução confusa, perguntas mal elaboradas, contínuas falhas da equipe técnica, falta de participação popular, interação entre os candidatos, jornalistas despreparados e organização amadora apesar da boa vontade.
Na matéria deste portal publicada no dia 02 de setembro intitula: Ceres vai ter debate entre os candidatos a prefeito?, a possibilidade de graves falhas na execução de um evento deste porte foi levantada no primeiro parágrafo. Infelizmente a organização não criou um pool da imprensa local, apenas convidou as emissoras. Um pool é uma junção dos canais tanto na organização, estratégia, formato e execução, não apenas na transmissão.
Assista os conteúdos da TV OAgregador – Um veículo de comunicação de Ceres
Em todo caso é um grande passo na construção do ideal democrático e as críticas devem servir para melhorar as próximas edições e não diminuir a iniciativa, considerando ainda que só o núcleo da equipe organizadora sabe as dificuldades que enfrentou para tornar o tão esperado evento possível.
Acompanhe a programação da Rádio OAgregador – Um veículo de comunicação de Ceres
Compareceram os candidatos Cleiton Mateus (PSB) e Reiller Seabra (Republicanos). Os candidatos Rafaell Melo e Edmário Barbosa não compareceram e segundo uma das organizadoras não justificaram a ausência e foram anunciados pelo mediador Professor José Teixeira, seguindo o rito, mantendo suas cadeiras vazias.
Dividido em 4 blocos, o primeiro foi para a apresentação dos candidatos. No seguinte foram apresentadas perguntas pela comissão organizadora e jornalistas. No terceiro bloco os candidatos puderam se confrontar com perguntas diretas. O último bloco foi direcionado para considerações finais.
Cada candidato foi autorizado a ter um assessor ao lado para orientar ao longo do debate. Cleiton convidou sua vice, Lourdes Amaral que não participou da construção de suas respostas. Reiller levou Luiz Cláudio que em dado momento entrou em um entrevero com um auxiliar do debate, por nome Silvério, que foi acusado informalmente de favorecer o candidato adversário por suspostamente ser parente de sua vice, conforme relato do próprio. Apurado o fato, Silvério não tem nenhuma relação ou vínculo com nenhum dos postulantes, não tem ligações com Ceres e está morando em Goiás a poucos meses.
Cleiton trouxe fortes questionamentos a Reiller sobre sua atuação na Câmara de Vereadores que respondeu dizendo querer trazer propostas ao eleitorado e não ataques, acusando o candidato do PSB de não acompanhar os trabalhos do vereador. O Republicano sobressaiu no debate por sua capacidade de oratória e expertise política, mas ambos trouxeram argumentos construtivos em suas falas. Tiveram espaço para apresentar suas propostas e pela quantidade de indecisos o debate certamente cumpriu seu papel de ajudar na definição de voto.
Leia agora: Planos de Governo dos candidatos a prefeito
Além do OAgregador até o momento do lançamento desta reportagem, apenas o Jornal Folha de Ceres e o Jornal do Vale noticiaram o debate ocorrido em Ceres. O portal OAgregador fará uma cobertura especial no domingo de eleição, dia 06 de outubro, com atualizações ao longo do dia em nossa coluna das Eleições 2024.
Acompanhe as Eleições Municipais de 2024
O Agregador é um portal que surgiu a partir de Ceres – Goiás
com uma visão abrangente e com a missão de criar e distribuir
conteúdo informativo e de qualidade, desde 2019