Pesquisar

Rádio OA

Pode conter a opinião do autor
Conteúdo original

A Ponte caiu

De campeã brasileira em 2025 a rebaixada no estadual em 2026. Com a queda milhares ficaram com os corações feridos em Campinas
Publicado em 11 de fevereiro de 2026
por Kássio Kran

Desse jogo ninguém sai ganhando

Após ser campeã brasileira em 2025 na Série C, a Associação Atlética Ponte Preta (AAPP) sofre rebaixamento no Campeonato Paulista de 2026, amargando a última posição na Série A. Finalizou muito bem o ano passado para iniciar muito mal o ano atual, segurando a lanterna. Parece que o maior título da autointitulada Macaca, cobrou seu preço e ela volve ao seu ciclo de inglórias deixando milhares de torcedores, sobretudo campineiros, com o coração ferido.

Leia agora: Finalmente campeã, a Ponte Preta é a ponte que liga o Brasil

A AAPP vem passando por inúmeras crises nos bastidores que colocam em dúvida a sua sobrevivência, com fontes internas afirmando que até o salário do pessoal que cuida da limpeza no seu estádio, o Majestoso Moisés Lucarelli, está atrasado. A folha salarial não é paga corretamente há meses e com isso há processos trabalhistas em processo. A Ponte Preta voltou para elite do Paulistão em 2023. É sua 10ª queda da história, a segunda em 4 anos.

Leia agora: “O futebol de várzea acabou”, diz dirigente que desistiu de time na quebrada

Seu atual presidente Dr. Luiz Antônio Alves Torrano, ex-juiz de Campinas (SP) assumiu a Ponte no finalzinho do ano passado, ou na verdade, assumiu seus problemas tentando fazer reparos e ainda está na fase de adaptação, iniciando o entendimento da situação atual, que é caótica, lidando com muitas dívidas e pouquíssima receita. Em mais ou menos 1 mês de exercício a diretoria teve que se organizar e gerar cerca de 5 milhões para sanar problemas emergenciais que garantem a existência do time.

Leia agora: 4 ferramentas de IA para revolucionar o departamento financeiro

Em novembro de 2025 já em meio a crises, inclusive como vimos, existenciais, a alvinegra campineira projetava a modernização de seu estádio, estimando um gasto de 400 milhões de Reais, para aquele que passaria a ser chamado de Arena Ponte Preta e coloca muitos torcedores em dúvida sobre a origem e destino dos recursos que alimentam a equipe, bem como a qualidade das gestões que por ali passaram.

Leia agora: Guanabara City é campeão goiano na Copinha

Nas redes sociais o que não faltaram foram críticas. Um torcedor postou em um anúncio do jogo que decretou a queda da Ponte, a Oração do Pai Nosso, enquanto outro agradeceu pela divulgação do horário para ele não assistir. Alguns relataram o falecimento de um parente do jogador Miguel (o que fez o gol do acesso a Série B do Brasileirão) e o silêncio da instituição sobre o fato, cobrando ao menos uma postagem de consolo, indicando que o clima interno já foi melhor.

Você vai gostar de ler: O divã no meio do campo

E para piorar, o presidente atual processou judicialmente alguns torcedores por comentários considerados por ele como ofensivos. Chegou a ser chamado de “ladrão” e “verme”, sentindo como um ataque a sua honra, o que também foi criticado pela massa da Macaca em Campinas, com alguns comentando sobre o medo de comentar e receber um oficial de justiça na porta, por expressarem suas opiniões.

Leia agora: E se os comentários agressivos que lemos na internet fossem levados para a vida real em massa?


Kássio Kran é psicólogo, conselheiro do CRP/GO, palestrante e terapeuta,
fundador do Instituto Ubuntu e da Fundação Henrique Gabriel dos Santos
Atualmente é CEO do PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Mais lidas

O Caso Daiane, completo
2 A dinâmica do crime no Caso Daiane
Plano de Saúde abre novo credenciamento para acupunturistas em todo Brasil
O desfecho do Caso Daiane
Curta-metragem de estudantes goianos sobre uso da cannabis é premiado

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Greg
Redação: Kássio Kran
Imagem: OA

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Ator expressou cansaço e desconforto ao ver ao longo dos anos e continuamente sua foto sendo adorada em locais de culto
Música Urbana é um festival autoral anual do Capital Inicial na capital federal e reúne artistas em comemoração ao aniversário de Brasília
O evento reuniu cerca de 30 entidades da cidade, com relevante prestação de serviços a comunidade