Nos últimos meses meu coração está com as crianças que me dizem que aspiram a se tornar cientistas depois de me ouvirem falar sobre o 3I/ATLAS. Aqui está o exemplo mais recente de uma mensagem que recebi hoje antes da minha corrida matinal ao nascer do sol:
“Prezado Professor Loeb,
Meu nome é Brian. Tenho 19 anos e moro no Uruguai. Estou escrevendo para você porque suas ideias sobre o universo, a vida e a possibilidade de outras civilizações me inspiraram profundamente.
Venho de uma origem humilde e ainda estou trilhando meu caminho, mas a astronomia despertou algo muito forte em mim — um desejo de compreender o mundo, o universo e o lugar da humanidade nele. Seu trabalho me deu esperança de que a curiosidade pode levar qualquer pessoa, não importa de onde venha, a algo significativo.
Sei que você é uma pessoa muito ocupada e que recebe muitas mensagens, mas se pudesse me dar algumas palavras de orientação — uma direção a seguir, algo para estudar ou simplesmente um conselho para alguém que está começando essa jornada — isso significaria muito para mim.
Obrigado pelo seu tempo, pelo seu trabalho e pela inspiração que você transmite a jovens como eu.
Sinceramente,
Brian Fernández
Espero que muitos da geração de Brian escolham se tornar cientistas e desvendem alguns dos mistérios que minha geração não conseguiu solucionar.
Leia agora: Os jatos do 3I/ATLAS pulsam como um batimento cardíaco? – Do professor Avi Loeb
Avi Loeb é o chefe do Projeto Galileu, diretor fundador da Iniciativa Buraco Negro da Universidade de Harvard, diretor do Instituto de Teoria e Computação do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica e ex-chefe do departamento de astronomia da Universidade de Harvard (2011–2020). Ele é ex-membro do Conselho de Assessores de Ciência e Tecnologia do Presidente e ex-presidente do Conselho de Física e Astronomia das Academias Nacionais. É autor do best-seller “
Extraterrestre: O Primeiro Sinal de Vida Inteligente Além da Terra ” e coautor do livro didático “
Vida no Cosmos ”, ambos publicados em 2021. A edição de bolso de seu novo livro, intitulado “
Interestelar ”, foi publicada em agosto de 2024.
