Pesquisar

Rádio OA

Quem empurrou os jovens para a direita?

Pesquisas revelam um fenômeno novo: os mais jovens estão cada vez mais alinhados ao campo conservador. Venha saber mais
Publicado em 19 de fevereiro de 2026
por Friedrich Ebert Stiftung

Cada vez mais pesquisas de opinião e intenção de votos revelam um fenômeno novo: os mais jovens estão cada vez mais alinhados ao campo conservador. A pesquisa “Juventudes: um desafio pendente” da Fundação Friedrich Ebert Stiftung do Brasil, revela não só as causas, mas os assuntos que levam os jovens a se identificarem com líderes de extrema direita. Por outro lado também mostra caminhos de uma visão progressista que pode voltar a ganhar palco.

Leia agora: A esquerda está morta?

Se está difícil falar com os jovens sobre direitos reprodutivos, já que 51% são contrários ao aborto, 16% não tem opinião formada e apenas 33% apoiam a legalização, talvez seja hora de falar sobre o futuro, emprego e carreira, uma vez que 61% apontam o desemprego como o principal problema do país e 55% defendem políticas públicas de emprego.

Leia agora: Projeto de Lei regulamenta profissão de Doula

Se a guerra cultural trava o debate, educação e saúde pública destravam-no, considerando que apenas 12% dos jovens se engajam ou se identificam com o feminismo enquanto 26% se mobilizam em torno da defesa da família e ao mesmo tempo 86% dos jovens defendem que o Estado priorize educação e saúde. Nenhum tema moral aparece no topo das preocupações central da juventude.

Leia agora: Diretrizes para defesa e proteção de adolescentes e jovens chegam às mãos do Papa Francisco

Se está impossível conversar sobre sobre partidos e instituições, pois 57% dos jovens não confiam nas siglas partidárias e 49% acreditam que a democracia pode funcionar sem eles, talvez seja hora de falar sobre futuro e trabalho, pois apenas 36% desses jovens tem trabalho estável e a precarização do trabalho aparece como fator central da insatisfação juvenil.

Leia agora: Greve dos funcionários da duplicação da BR-153 em Goiás

Se falar em esquerda e direita sempre gera confusão, pois os dados indicam que 38% dos jovens se identificam com a direita, enquanto apenas 18% se declaram de esquerda, então é hora de falar do que realmente importa: impostos mais altos sobre os super ricos. 60% dos jovens apoiam essa cobrança.

Conheça nossa coluna sobre Política

41% dos jovens concordam que a violência criminosa justifica a violência policial, enquanto 25% se declaram indiferentes. 64% acreditam que a formação e valorização policial reduzem a violência. Jovens negros demonstram maior desconfiança na polícia e no judiciário. Portanto, se falar em violência acaba gerando mais violência, há um outro caminho para abordar o tema Segurança Pública.

Leia agora: A Esquerda morreu?



Fundação Friedrich Ebert – FES Brasil

Mais lidas

Plano de Saúde abre novo credenciamento para acupunturistas em todo Brasil
2 A dinâmica do crime no Caso Daiane
O Caso Daiane, completo
O desfecho do Caso Daiane
Ano Novo Chinês – 2026 é o Ano do Cavalo de Fogo

Conheça o PASH – Plano Assistencial em Saúde Holística

Ficha Técnica

Editor Chefe: Luiz Fernando
Supervisão: Greg
Redação: Kássio Kran
Imagem: OA
Postagem Original

Os comentários do OAgregador ainda não estão disponíveis. Nossa equipe esta trabalhando para desenvolver um sistema de comentários seguro.

Cenas de confrontos carregadas de descontrole emocional se repetem resultam em atitudes antidesportivas
Nova presidente demite militares ligados a Maduro, sugere negociar com EUA, enquanto sua opositora aproxima de Trump e o povo segue oprimido
Tem uma boa retórica e um conhecimento apurado da gestão pública e da conjuntura municipal