Eventos culturais em Ceres, promovidos pela prefeitura com recursos do governo Lula só foram possível depois do ingresso do Kassio Kran na equipe do Mosair. Antes disso não se via um anúncio sequer de atividade cultural fora do futebol e fanfarra.
Leia agora: Cultura em Ceres: Uma peça política em cartaz
O ingresso desse rapaz foi uma das melhores aquisições que a gestão do Edmário fez para sua equipe, pois agregou resultados ao time e possibilitou o engajamento da juventude ceresina, a grande consumidora dos eventos culturais.
Leia agora: Abrakbça: O espetáculo infantil de Renan Inquérito em Ceres
O resultado dessa intervenção foi mais que política, pois adentrou profundamente na seara eleitoral, fazendo com que o ex-prefeito, na ânsia de contrapor o avanço estratégico da gestão municipal num nicho importante do eleitorado – que é a juventude – fez a bobagem de ir à rádio banalizar os eventos culturais dizendo o povo prefere asfalto – que é qualidade de vida (sic) – do que eventos culturais.
Essa fala com certeza vai ser explorada pelos adversários, pois comprova descaso e desprezo com a Cultura, assim como Bolsonaro durante sua gestão.
Ganha eleitoralmente Edmário, que captura a juventude com eventos culturais e pessoas ao seu lado, como o Kassio Kran, comprometidas com a difusão cultural e perde aqueles pré candidatos, que rodeados de extremistas ideológicos, afastam parcelas do eleitorado que não quer só comida, quer bebida, diversão e arte.
E pensando nisso o governo Lula, através da Petrobras e do Ministério da Cultura abriu edital para apoiar projetos culturais ligados aos movimentos negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências, LGBTQIAP+ e demais parcela da sociedade que produz cultura de forma inclusiva.
Leia agora: Semana da Mulher no Centro Cultural de Ceres
Torço e incentivo que Ceres tenha algum projeto aprovado através da prefeitura, da APAE, do Instituto Ubuntu, do Coral Ad Glorian e tantos outros organismos que estimulam e promovem projetos culturais na cidade.
E para aqueles pré candidatos que não gostam de cultura, pelo bem da juventude, pare de rivalizar Cultura com asfalto, pois não são ações conflitantes e podem haver cultura e asfalto, o que não pode ocorrer é desvio de finalidade.